Introdução: Com a criação das redes sociais, ficou cada vez mais fácil se conectar com pessoas de outras regiões independente da distância como também ficar atualizado sobre o que está acontecendo no mundo todo, tudo isso através de um click. Organizar as atividades do dia, trabalhar, socializar e entreter são mais umas das diversas funcionalidades de um aparelho celular hoje em dia. Entretanto, essa rede de comunicação global vem trazendo consigo não somente benefícios para o dia-a-dia, mas também consequências negativas quando não utilizadas de forma exagerada, podendo afetar seriamente a saúde mental de seus usuários. Define-se nomofobia como a ansiedade e o medo irracional de estar sem o aparelho celular. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma ação de educação em saúde voltada na promoção da conscientização sobre nomofobia. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no mês de abril de 2024, na E.E.B.T.I Moura Negrão Filho, localizada na cidade de Brotas. Iniciou-se a atividade com uma dinâmica de grupo para promover a interação e a reflexão sobre o uso de celulares e tecnologia no cotidiano, estimulou-se a participação ativa dos alunos e utilizou-se recursos multimídia, vídeos e exemplos do cotidiano para abordar de forma dinâmica e atrativa os conceitos relacionados à nomofobia, seus sintomas e impactos. Após a dinâmica promovido discussões em grupo sobre as experiências pessoais dos alunos com o uso de celulares, redes sociais e tecnologia, incentivando a troca de vivências. Ao final aplicamos um questionário simples para que os alunos possam refletir sobre seu próprio comportamento em relação ao uso do celular e identificar possíveis sinais de dependência ou ansiedade relacionados à nomofobia. Resultados e discussão: Verificou-se que a abordagem dinâmica e participativa permitiu que os alunos se identificassem com a temática da nomofobia, reconhecendo padrões de comportamento relacionados ao uso excessivo de celulares. Os resultados demonstraram que os alunos se mostraram mais sensibilizados para os potenciais riscos da nomofobia após a atividade, manifestando maior consciência sobre os impactos negativos do uso descontrolado da tecnologia. Observou-se um interesse por parte dos alunos em buscar estratégias para um uso mais saudável e equilibrado dos celulares. Conclusão: Conclui-se que a abordagem da nomofobia se fez necessária tendo em vista a grande influência das mídias digitais sobre a saúde mental. A ação repercutiu positivamente para a conscientização da nomofobia.
Descritores: celular; dependência;promoção da saúde.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca