Introdução: O consumo de frutas, legumes e verdurastraz diversos benefícios à saúde, uma vez que tais alimentos apresentam em sua composição, além de vitaminas e minerais, substâncias bioativas e funcionais que atuam como moduladoras de doenças crônicas não transmissíveis e condições específicas, com destaque ao público feminino. Objetivo: Relatar a experiência de uma ação de educação alimentar e nutricional com ênfase em saúde da mulher. Método: Trata-se de relato de experiência de uma ação educativa realizada na Clínica Escola da Uninta Itapipoca, com participação de discentes e docentes do curso de Nutrição, no dia 10 de maio de 2023. O público da ação foi composto por mulheresadultas e idosas que se encontravam na hidroterapia. O planejamento da ação contou a elaboração de perguntas e curiosidades sobre frutas diversas, trazendo os seus benefícios e especificidades. As perguntas foram dispostas em envelopes coloridos, de acordo com as respectivas cores da roleta. A dinâmica consistia em: o participante girava a roleta para ser sorteada uma cor. Em seguida, selecionava-se a pergunta do envelope correspondente, com posterior explanação dos discentes sobre o assunto. Posteriormente, houve um momento para sanar as dúvidas das participantes sobre outros alimentos e, por fim, foi entregue uma salada de frutas para degustação, contendo uvas, mamão, laranja, banana, manga e maçã. Resultados: As práticas integrativas de educação em saúde mostram-se como uma ferramenta essencial para compreensão e aplicação de medidas preventivas de saúde. Inicialmente a abordagem de fácil correlação entre o consumo alimentar e saúde da mulher mostrou-se como meio prático, de recepção satisfatória junto às mulheres, de modo que observou-se boa participação do público. Ademais, destaca-se o constante relato de vida das participantes, mostrando interesse e identificação acerca do tema relatado, bem como da troca de vivências entre as próprias participantes. O uso de frutas como exemplo para obtenção de vitaminas e minerais, com ação funcional no corpo da mulher, foi de grande valia, uma vez que tais alimentos são de fácil acesso e já consumidos pelas mulheres, deste modo sendo surpresa quanto às várias funcionalidades destes alimentos em seus próprios corpos. O uso da salada de frutas não somente facilitou o entendimento, mas proporcionou um momento de identificação palatável quanto aos alimentos preferidos. O uso lúdico da roleta seguida de perguntas proporcionou dinamização na explicação dos acadêmicos e uma explicação e compreensão mais facilitada. A possibilidade do uso prático dos conhecimentos construídos em sala de aula mostrou-se como um modo de teste quanto aos conhecimentos teóricos, além disso, permitiu aos acadêmicos o uso destes saberes em situações voláteis, uma vez que se enfrentam nestas atividades diversos questionamentos por parte do público ouvinte.Conclusão: A educação alimentar e nutricional representa papel basilar no desenvolvimento de bons hábitos alimentares, contribuindo para a prevenção de doenças, em diversos públicos, inclusive feminino, em seudesenvolvimento fisiológico. A aceitação e interação deste público mostraram-se satisfatórias, sendo um meioviável para promoção de hábitos alimentares saudáveis. O uso de dinâmicas facilita o entendimento e despertam o interesse do público alvo.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca