INTRODUÇÃO: A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela
bactéria Treponema Pallidum e se não tratada pode causar complicações graves para a
saúde. Conforme a gravidade da doença, pode ser classificada em estágios: primário,
secundário e terciário, sendo este último o mais letal. De acordo com o último boletim
epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde (2023), o Brasil apresenta um
número elevado de casos de sífilis congênita, chegando a 319.806 casos, sendo uma
doença de notificação compulsória. Este elevado nível de infecções registradas,
especialmente em gestantes, conduziu a equipe de profissionais de saúde à maior
atenção nos cuidados de enfermagem durante o pré-natal e promoção de saúde das
gestantes. De acordo com a portaria n°33 de 14 de Junho de 2005, na primeira consulta
de pré-natal e no terceiro trimestre de gestação, deve ser realizado exames para detecção
de Sífilis, e horas antes do parto também, independentemente dos resultados
anteriores.OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na
realização de atividades de educação em saúde para a prevenção e tratamento de sífilis
na gestação, com um grupo de gestantes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo
descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido com um grupo de gestantes na
Unidade Básica de Saúde em Cacimbas I e II do município de Itapipoca-CE, durante o
mês de Abril de 2024. Foi realizado identificação de fragilidades; abordagem da
gestante; coleta e análise de dados; escolha do tema e por fim, encontros grupais.
RESULTADOS: O projeto “Gestante informada, bebê protegido.” surgiu como uma
forma de aprimorar os conhecimentos das gestantes que realizam seus pré-natais na
unidade básica de saúde Cacimba I e II, esse projeto visa, informar as gestantes sobre
a temática, ressaltando a educação em saúde como base. Na primeira etapa do
planejamento do grupo, estabeleceu-se que os encontros grupais com as gestantes da
unidade básica Cacimbas I e II, seriam uma vez por mês, iniciando no mês de Abril das
9:30 às 10:30 da manhã. Reunindo um número máximo de 10 participantes para o início
do grupo. Na segunda etapa, foi proposto um momento de conversa aberta, para instigar
as gestantes sobre a temática que seria abordada. A terceira etapa, consiste na
abordagem dos temas referentes à Sífilis. A quarta e última etapa, foi a avaliação da
efetividade do método sendo realizada por meio de análise de satisfação das
clientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A avaliação sobre a efetividade do método
proposto se mostrou bastante positiva, visto que a maior parte dos feedbacks
apresentados demonstraram que o objetivo da oficina foi atingido, propiciando às
clientes, conhecimentos enriquecedores sobre a temática abordada. A dinâmica de
grupo favorece a troca de experiências e de conhecimentos, desfazendo um ciclo de
informações erradas, medo e ansiedade que podem surgir durante a gravidez. Sendo
assim, estabelecer um vínculo entre as gestantes e os profissionais de saúde influencia
diretamente na busca por melhores cuidados para assegurar uma gestação tranquila e
saudável.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca