Introdução: Muitos fatores interferem na performance dos alunos durante a faculdade. Nesse sentido, apesar dos esforços acerca da formação do enfermeiro é possível que dificuldades da aprendizagem tenha raízes de ordem vocacional, imaturidade do estudante, reprovações sucessivas, dificuldades financeiras, falta de perspectiva de trabalho, ausência de laços afetivos na universidade, ingresso na faculdade por imposição familiar, casamentos não planejados e nascimento de filhos. Nesse sentido, metodologias ativas podem ser compreendidas como estratégias de ensino centradas na aprendizagem ativa dos alunos. Objetivo: Investigar as fragilidades dos alunos do curso de Enfermagem e desenvolver ação educativa a partir do principal tema escolhido por eles. Método: Trata-se de um estudo quantitativo do tipo experimental que passou pelo Comitê de Ética e após o aceite, começaram as etapas de coletas de dados: recrutamento dos estudantes e posterior aplicação de questionário de Avaliação diagnóstica e intervenção educativa. A coleta de dados se deu entre os meses de fevereiro e março de 2024. A amostra contemplou 18 estudantes de graduação em Enfermagem do quarto e do quinto semestre devidamente matriculados. Resultados e discussão: As respostas dos alunos, registradas pelo Google forms, durante a Avaliação diagnóstica indicaram uma maior dificuldade no conteúdo sobre Administração em enfermagem. Utilizando o Teste de Exato de Fisher, confirma-se uma tendência verdadeira verificada no Teste U de Mann-Whitney anteriormente, de que o quinto semestre teve uma melhor pontuação com relação aos alunos do quarto semestre. Conclusão: Com este estudo foi possível vislumbrar que, a aplicação de instrumentos avaliativos prévios, ajudam na identificação das fragilidades dos discentes e melhor direcionamento para intervenções educativas.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca