INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM USO DE UM JOGO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

  • Autor
  • Rosana Ávila Gonçalves
  • Co-autores
  • Iany Tâmilla Pereira Batista.
  • Resumo
  •  

    Introdução: Muitos fatores interferem na performance dos alunos durante a faculdade. Nesse sentido, apesar dos esforços acerca da formação do enfermeiro é possível que dificuldades da aprendizagem tenha raízes de ordem vocacional, imaturidade do estudante, reprovações sucessivas, dificuldades financeiras, falta de perspectiva de trabalho, ausência de laços afetivos na universidade, ingresso na faculdade por imposição familiar, casamentos não planejados e nascimento de filhos. Nesse sentido, metodologias ativas podem ser compreendidas como estratégias de ensino centradas na aprendizagem ativa dos alunos. Objetivo: Investigar as fragilidades dos alunos do curso de Enfermagem e desenvolver ação educativa a partir do principal tema escolhido por eles. Método: Trata-se de um estudo quantitativo do tipo experimental que passou pelo Comitê de Ética e após o aceite, começaram as etapas de coletas de dados: recrutamento dos estudantes e posterior aplicação de questionário de Avaliação diagnóstica e intervenção educativa. A coleta de dados se deu entre os meses de fevereiro e março de 2024. A amostra contemplou 18 estudantes de graduação em Enfermagem do quarto e do quinto semestre devidamente matriculados. Resultados e discussão: As respostas dos alunos, registradas pelo Google forms, durante a Avaliação diagnóstica indicaram uma maior dificuldade no conteúdo sobre Administração em enfermagem. Utilizando o Teste de Exato de Fisher, confirma-se uma tendência verdadeira verificada no Teste U de Mann-Whitney anteriormente, de que o quinto semestre teve uma melhor pontuação com relação aos alunos do quarto semestre. Conclusão: Com este estudo foi possível vislumbrar que, a aplicação de instrumentos avaliativos prévios, ajudam na identificação das fragilidades dos discentes e melhor direcionamento para intervenções educativas.

     

  • Palavras-chave
  • Educação para a Saúde; Educação superior; Metodologia de avaliação; Gamificação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca