Introdução: A partir de 1968 seguido pela a Lei da Reformulação do Ensino Superior foi que, iniciou-se a prática de monitor no âmbito universitário. A monitoria dispõe-se um formato de ensino aprendizagem onde visa a qualificação integrativa na articulação mutua entre o docente e discente a fim de estimular a autonomia no mesmo. Vale ressaltar que para fazer parte de tal atividade deve ter bom rendimento na disciplina solicitada assim como, na prova (Amato, 2015). Dessa forma, mediante a complexidade tida na contemporaneidade torna-se indispensável tal conduta pois além da competência profissional que será adquirida, existem também a necessidade de aprimorar as habilidades que houveram ao longo do curso ou também alguma dificuldade não foi comtemplada. Objetivo: Relatar como a monitoria pode contribuir para a formação acadêmica a partir da experiência realizada na disciplina de Psicologia Escolar e Educacional. Método: Nesse sentido, este relato busca responder a seguinte pergunta de partida: De que forma a prática em monitoria pode desempenhar integração curricular como aprimoramento profissional e ético? Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva, por meio de um Relato de Experiência Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a monitoria exercida durante o primeiro semestre de 2024, no Centro Universitário INTA, Uninta - Campus Itapipoca, na disciplina de Psicologia Escolar e Educacional do curso de Psicologia. Resultados: Os resultados foram baseados na conduta que foi utilizada pela docente em sala de aula, método de sistema de aprendizagem colaborativo visando a necessidade de todos que estão inseridos no contexto. As principais intervenções realizadas pela monitora estavam relacionadas ao zelo e planejamento acerca dos conteúdos a serem abordados na disciplina, bem como pela didática a ser utilizada no ensino. Desse modo, as atividades teóricas da disciplina se concentravam na discussão de autores renomados nas temáticas em questão e na produção de estudos-dirigidos e grupos de estudo de forma remota por parte do monitor para direcionar o estudo. Ou seja, além do auxílio das ações pelo monitor em atividades como; revisão, tirar dúvidas, corrigir provas etc. o mesmo estará também aprendendo e repassando conhecimentos de forma conjunta a turma, assim como, dar a devolutiva ao supervisor de como está chegando os conteúdos, tendo como intuito melhorias ou o aprimoramento das mesmas. Conclusão: Nesse sentido, é possível perceber que, a vivência como monitora poderá ocasionar a formação critica, onde o aluno não será apenas um reprodutor das práticas fundamentadas, mas pelo contrário, poderá produzir de forma ativa e “autônoma”, a fim de executar, planejar e avaliar devido ao método desenvolvido de forma interativa e relacional propostos pela docente na turma.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca