Introdução: Na jornada do desenvolvimento infantil, a higiene desempenha um papel fundamental, não apenas na promoção da saúde física, mas também no estabelecimento de hábitos saudáveis que perdurarão ao longo da vida. Desde os primeiros dias de vida até a infância, a higienização adequada é crucial para proteger as crianças de doenças, promover seu bem-estar e construir uma base sólida para um futuro saudável. Nesta era de preocupações crescentes com a saúde pública, compreender e priorizar a higienização infantil torna-se ainda mais vital. Na rotina diária das crianças, dois hábitos simples, mas de importância vital, emergem como pilares na prevenção de doenças comuns: a lavagem das mãos e a escovação dos dentes. Essas práticas básicas desempenham papéis cruciais na proteção contra infecções respiratórias agudas (IRAs) e na prevenção de cáries dentárias. Ao promover a lavagem adequada das mãos, ensinamos às crianças uma defesa poderosa contra germes e patógenos que podem causar uma série de doenças, desde resfriados comuns até infecções mais graves. Da mesma forma, a escovação regular dos dentes não só mantém um sorriso brilhante, mas também protege contra a deterioração dentária e suas consequências a longo prazo. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma ação de educação em saúde voltada na promoção de higienização das mãos em crianças. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiencia, realizado no mês de junho de 2022, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pires chaves, localizado no município de Tururu. A ação ocorreu durante uma roda de conversa com a presença de 5 estudantes de enfermagem e a participação de 18 crianças. Para tal, abordou-se questões sobre lavagens das mãos e higiene oral, promovendo a interação entre os participantes por meio de pequenos questionamentos e a realização de uma brincadeira educativa. Resultados e Discussão: Durante a ação foi perceptível a interação entre os acadêmicos e os participantes sendo o momento rico de aprendizado. Além disso, essas ações de promoção da saúde reforça a importância da teoria e a prática. Nesse contexto, foi observado pelos acadêmicos a necessidade de intensificar as campanhas conscientizando os hábitos e a utilização dos objetos de higiene. Não somente em meses específicos, mas uma campanha que contemple todos os meses do ano. Pois ao compartilhar o conhecimento, tanto as crianças quanto os pais conseguem entender a importância do assunto abordado. Conclusão: A partir da experiência vivenciada, percebe-se a necessidade de ampliar e aprofundar pesquisas sobre a temática que englobem a higienização infantil de forma integral e em todas as dimensões sociais. Nesse sentido, trabalhar a redução dos agravamentos ocasionado pelo desconhecimento de informações sobre a importância da educação em saúde e bem-estar das crianças.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca