MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO CUIDAR I: UM. RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Natanael Machado da Silva
  • Co-autores
  • Maria Sinara Farias
  • Resumo
  • Introdução: Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem é o assunto central

    abordado na disciplina de Fundamentos do cuidar I, a qual é uma disciplina essencial

    na formação de estudantes de enfermagem, fornecendo a base para a prática clínica

    e o cuidado ao paciente. Neste contexto, a monitoria nesta disciplina desempenha um

    papel crucial, oferecendo oportunidades para aprimorar habilidades clínicas, integrar

    teoria e prática, e promover a troca de experiências entre estudantes. Objetivo:

    descrever o impacto da monitoria de Fundamentos do cuidar I na formação

    acadêmica de estudantes de enfermagem, com foco no desenvolvimento de

    habilidades clínicas, integração teoria-prática e competências de ensino. Método:

    trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, onde contou com a participação

    de estudantes de enfermagem aprovados na disciplina de Fundamentos do cuidar I

    que optaram por participar da monitoria durante o semestre 2024.1. A análise dos

    dados foi realizada de forma qualitativa. Resultados: Os resultados revelaram uma

    melhoria significativa nas habilidades clínicas dos participantes, evidenciada pela

    reflexão feita pelos monitores. Além disso, ressalta-se que a monitoria contribuiu para

    a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, promovendo a

    integração teoria-prática. Também foi identificado o desenvolvimento de

    competências de ensino entre os participantes, sob supervisão do professor

    orientador. Conclusão: Investir na monitoria acadêmica de Fundamentos do cuidar I

    é fundamental para melhorar a formação acadêmica dos estudantes de enfermagem,

    contribuindo para o desenvolvimento de profissionais competentes, éticos e

    comprometidos com a prestação de cuidados de saúde de qualidade. Assim, é

    essencial que as instituições de ensino valorizem e apoiem iniciativas de monitoria,

    reconhecendo seu papel fundamental na educação em enfermagem.

    Descritores: Cuidar; Formação Acadêmica; Ensino; Educação

    Referências

    FERNANDES, Carla Natalina da Silva. Refletindo sobre o aprendizado do papel de

    educador no processo de formação do enfermeiro. Revista Latino-Americana de

    Enfermagem, v. 12, p. 691-693, 2004.

    Martins, Lúcia Helena Freitas. "O papel da monitoria na formação acadêmica de

    estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa da literatura." Revista de

    Enfermagem Contemporânea, vol. 9, no. 2, 2021, pp. 245-258.

    SILVA, Rosa; PIRES, Regina; VILELA, Carlos. Supervisão de estudantes de

    enfermagem em ensino clínico–Revisão sistemática da literatura. Revista de

    enfermagem Referência, v. 3, n. 3, p. 113-122, 2011.

  • Palavras-chave
  • Cuidar; Formação Acadêmica; Ensino; Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • IV Mostra de Monitoria
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca