Introdução: No contexto da prática clínica em consultórios odontológicos, a interprofissionalidade na saúde coletiva desempenha um papel essencial na garantia de um atendimento seguro e eficaz. Reconhecemos a importância de promover a saúde bucal e geral dos pacientes por meio da aplicação de normas de biossegurança, como higienização adequada e controle de infecções. A justificativa para este estudo reside na necessidade de garantir a conformidade com tais normas, considerando a relevância direta para a saúde e bem-estar dos pacientes, bem como para a segurança da equipe clínica. A originalidade deste estudo está na abordagem interdependente, envolvendo profissionais de diferentes áreas para a análise e implementação das normas de biossegurança nos consultórios. Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a conformidade com as normas de biossegurança em consultórios odontológicos, utilizando uma abordagem interprofissional para garantir um ambiente seguro e promover a saúde coletiva. Método: Trata-se de um estudo observacional descritivo, envolvendo uma amostra de 5 consultórios odontológicos no município de Itapipoca, sendo 3 - rede pública, e 2 - privado. Realizou-se busca de artigos na base de dado Pubmed, selecionados por meio da leitura dos títulos, e resumos para determinar sua pertinência ao tema proposto. As variáveis avaliadas incluíram a adequação das instalações físicas, procedimentos de higiene e esterilização, uso de EPI’s e descarte adequado de materiais. Utilizamos um checklist baseado nas diretrizes de biossegurança da ANVISA como instrumento de pesquisa. Critério de inclusão artigos publicados entre 2020 a 2024, disponíveis gratuitamente. Foram excluídos artigos que não estavam dentro da delimitação da temática abordada. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa, utilizando estatísticas descritivas. Resultados: Observamos que 45% dos consultórios apresentaram conformidade com as normas de biossegurança, enquanto 55% apresentaram áreas de não conformidade, principalmente relacionadas à falta de EPIs adequados e procedimentos de esterilização deficientes. A análise final dos dados revelou a necessidade de intervenções específicas para garantir a adequação com as normas de biossegurança em consultórios odontológicos. Conclusão: A análise das normas de biossegurança nas clinicas odontológicas são essenciais para promover a saúde coletiva e garantir um ambiente seguro para pacientes e profissionais de saúde. A abordagem interprofissional neste estudo permitiu identificar áreas de melhoria e propor intervenções específicas para alcançar a conformidade com as normas estabelecidas.
Descritores: Interprofissionalidade; Biossegurança; Consultório Odontológico.
Referências
ATKINSON, A.; MACHADO FREITAS, G.; AMORIM, J. Biossegurança em odontologia. Revista Cathedral, v. 2, n. 1, p.7, 2020.
LINDOSO, C.S; et al. Biossegurança na odontologia. Por que ela é tão importante? Uma revisão de literatura. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 977–986, 2023.
SILES-GARCIA AA, et al. Biosafety for Dental Patients During Dentistry Care After COVID-19: A Review of the Literature. Disaster Med Public Health Prep. 2021.
SANTA RITA DE ASSIS J, et al. Assessment of a Biosafety Device to Control Contamination by Airborne Transmission during Orthodontic/Dental Procedures. Int J Dent. 2022.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca