Introdução: A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, considerada uma condição preocupante para a saúde pública devido à situação de incapacidade que o portador enfrenta, considerada um problema de saúde pública mundialmente. Considerando a gravidade da doença e os desafios que a enfermidade causa e havendo proximidade com o pressuposto, optou-se por realizar essa pesquisa para melhor retratar como o portador dessa doença lida com as suas limitações em relação ao seu desenvolvimento de atividades diárias (BRASIL, 2008). Objetivo: Relatar a experiência de uma discente do curso de Enfermagem em um projeto de Extensão direcionado aos desafios à um portador de hanseníase. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado em novembro de 2023, após uma visita domiciliar a uma paciente portadora de hanseníase. Durante a vivência no projeto de extensão Uninta na Comunidade, tivemos a oportunidade de realizar orientações de cuidado e educação em saúde à um paciente portador de Hanseníase Multibacilar. Para a realização da ação foi produzido em conjunto um Plano Terapêutico Singular (PTS) a ser desenvolvido juntamente ao cuidador (cônjuge). Resultados: Durante a realização da visita domiciliar ao paciente, foi possível identificar os desafios e dificuldades enfrentadas pelo paciente e sua família frente ao tratamento da doença em cada fase. Além de oportunizar à comunidade acadêmica uma visão da realidade que esse público em questão sofre biopsicossocial e possíveis desafios que afeta o paciente, permitindo que os discentes identifiquem os diagnósticos de enfermagem para um planejamento de cuidados considerando a individualidade e necessidade do paciente a fim de proporcionar melhoria na qualidade de vida do portador de Hanseníase. Conclusão: Conclui-se que a experiência discente na participação de projetos de extensão promove a autonomia e protagonismo deste público frente aos cuidados e ações de pacientes nos mais diversos cenários. Identificar os desafios e limitações vivenciados pelos portadores de Hanseníase vislumbra-se como um diferencial no olhar na formação do enfermeiro. Além de, informar e conscientizar a população sobre os meios de transmissão, sinais e sintomas e tratamento de agravos, estimulando para garantir um bem estar e qualidade de vida em meio a sociedade.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca