Introdução: Nutrição Humana I é uma disciplina que faz parte da grade curricular do 4° semestre do curso de bacharelado em Nutrição. Nessa disciplina, o acadêmico passa receber conteúdos mais detalhados sobre macronutrientes e micronutrientes, entendendo sua importância no planejamento dietético. Por ser uma disciplina com conteúdos mais complexos, o auxílio do aluno monitor torna-se fundamental, pois a monitoria funciona como uma atividade de apoio pedagógico, que visa melhorar a interação dos discentes, professor e monitor, tendo como objetivo um melhor desenvolvimento e aprendizado da disciplina. Objetivo: Relatar a experiência da construção de um material didático sobre micronutrientes na disciplina de Nutrição Humana I. Método: Estudo qualitativo do tipo relato de experiência. O relato de experiência é uma produção de conhecimento, que trata sobre uma vivência acadêmica, visando descrever a intervenção realizada pelo acadêmico. Resultados: O material elaborado constitui-se de um manual para consulta rápida, abordam-se as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Para deixar o material completo em relação a ser instrumento de consulta, foram adicionados pontos importantes sobre os nutrientes como: fontes alimentares, recomendações, biodisponibilidade, deficiência e excesso e grupos de risco. As buscas foram realizadas utilizando como base de pesquisa os livros Biodisponibilidade de Nutrientes e Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição, consultados na Biblioteca Virtual do Uninta. Ambos os livros dedicam capítulos exclusivos para tratar de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, abordando de forma completa características e particularidades das mesmas. Conclusão: A vivência como monitor é de grande importância durante a graduação, proporcionando entender de forma mais completa como se desenvolve o processo de aprendizagem. Além da participação sanando dúvidas dos alunos e auxiliando na correção de atividades propostas na disciplina, a construção do material didático para auxiliar nas aulas de Nutrição Humana I permitiu transformar toda a experiência como monitor, já que esse material conseguirá ser de grande valia para os acadêmicos
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca