CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO NA MONITORIA DE NUTRIÇÃO HUMANA I: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • João Paulo Rodrigues de Melo
  • Co-autores
  • Bruna Aparecida Melo Batista
  • Resumo
  • Introdução: Nutrição Humana I é uma disciplina que faz parte da grade curricular do 4° semestre do curso de bacharelado em Nutrição. Nessa disciplina, o acadêmico passa receber conteúdos mais detalhados sobre macronutrientes e micronutrientes, entendendo sua importância no planejamento dietético. Por ser uma disciplina com conteúdos mais complexos, o auxílio do aluno monitor torna-se fundamental, pois a monitoria funciona como uma atividade de apoio pedagógico, que visa melhorar a interação dos discentes, professor e monitor, tendo como objetivo um melhor desenvolvimento e aprendizado da disciplina. Objetivo: Relatar a experiência da construção de um material didático sobre micronutrientes na disciplina de Nutrição Humana I. Método: Estudo qualitativo do tipo relato de experiência. O relato de experiência é uma produção de conhecimento, que trata sobre uma vivência acadêmica, visando descrever a intervenção realizada pelo acadêmico. Resultados: O material elaborado constitui-se de um manual para consulta rápida, abordam-se as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Para deixar o material completo em relação a ser instrumento de consulta, foram adicionados pontos importantes sobre os nutrientes como: fontes alimentares, recomendações, biodisponibilidade, deficiência e excesso e grupos de risco. As buscas foram realizadas utilizando como base de pesquisa os livros Biodisponibilidade de Nutrientes e Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição, consultados na Biblioteca Virtual do Uninta. Ambos os livros dedicam capítulos exclusivos para tratar de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, abordando de forma completa características e particularidades das mesmas.  Conclusão: A vivência como monitor é de grande importância durante a graduação, proporcionando entender de forma mais completa como se desenvolve o processo de aprendizagem. Além da participação sanando dúvidas dos alunos e auxiliando na correção de atividades propostas na disciplina, a construção do material didático para auxiliar nas aulas de Nutrição Humana I permitiu transformar toda a experiência como monitor, já que esse material conseguirá ser de grande valia para os acadêmicos

  • Palavras-chave
  • Formação Acadêmica; Ensino Superior; Estudantes de Ciências da Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • IV Mostra de Monitoria
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca