UMA NOVA VISÃO DA ENGENHARIA COM PRÁTICAS DE FÍSICA

  • Autor
  • Jonas Lucas Santos Gomes
  • Co-autores
  • João Mateus Oliveira Carneiro , Alex Breno Teixeira Cruz
  • Resumo
  • A engenharia civil é uma das áreas mais antigas e importantes da engenharia, responsável por projetar, construir e manter as infraestruturas que são essenciais para o funcionamento da sociedade. Nesse sentido, a física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes para os desafios enfrentados pelos engenheiros civis.  

    O objetivo desse estudo é mostrar que as aulas práticas de física são de extrema importância para os estudantes de engenharia civil, pois permitem a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula na prática. Essas atividades proporcionam aos alunos uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos que regem o comportamento dos materiais e estruturas utilizados na construção civil, como resistência dos materiais, mecânica dos solos, estática e dinâmica das estruturas, entre outros.

    Além disso, as aulas práticas de física estimulam o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da capacidade de resolução de problemas dos futuros engenheiros civis. Através de experimentos e simulações, os alunos são desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos para analisar e interpretar resultados, identificar falhas e propor soluções inovadoras para os desafios apresentados.

     

    Outro aspecto relevante das aulas práticas de física na engenharia civil é a familiarização com equipamentos e tecnologias utilizados no dia a dia dos profissionais da área. Os estudantes têm a oportunidade de manusear instrumentos de medição, realizar ensaios e testes em laboratório, o que contribui para sua formação prática e para a preparação para o mercado de trabalho. As práticas também promovem a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e a integração entre teoria e prática, aspectos essenciais para uma formação abrangente e qualificada dos engenheiros civis. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos de diferentes áreas, como matemática, química, geologia e na resolução de desafios reais da engenharia civil.

    Essas atividades proporcionam uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos que regem o comportamento dos materiais e estruturas, estimulam o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da capacidade de resolução de problemas, familiarizam os alunos com equipamentos e tecnologias utilizados na área e promovem a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe. Essas aulas contribuem para uma formação mais significativa, aprimoram habilidades técnicas e profissionais e preparam os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. É fundamental que as instituições de ensino invistam em laboratórios modernos, professores qualificados e atividades práticas e projetos interdisciplinares para o desenvolvimento integral dos futuros profissionais da engenharia civil.

    Em resumo, as aulas práticas de física têm um papel fundamental na formação dos engenheiros civis, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa, aprimorando habilidades técnicas e profissionais, e preparando os estudantes para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho. Portanto, é fundamental que as instituições de ensino superior invistam na estruturação de laboratórios modernos e bem equipados, na capacitação de professores qualificados e na promoção de atividades práticas e projetos interdisciplinares que estimulem o desenvolvimento integral dos futuros profissionais da engenharia civil

  • Palavras-chave
  • Importância das aulas práticas, engenharia civil, práticas de física.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca