Introdução: Clavícula é uma estrutura óssea localizada na parte superior do corpo, permitindo a mobilidade e movimentos dos membros superiores. A fratura de clavícula é uma lesão óssea bem comum, acontece tanto em criança como em adultos, no esporte o grupo mais afetado são os ciclistas, skatistas e lutadores. Esse tipo de lesão acontece devido a impactos e quedas no esporte ou em acidentes. Após o diagnóstico da fratura deve-se avaliar e em seguida, iniciar o plano de tratamento fisioterapêutico. A fisioterapia motora pode contribuir muito para esse período de recuperação. No início o tratamento é mais conservador e após o período de imobilização, o fisioterapeuta irá iniciar para trabalhar no ganho de força, amplitude de movimento e reestabelecer a mobilidade do braço. Objetivo: Relatar sobre a experiencia no campo de estágio I na Clínica Escola Uninta Itapipoca (CEU) durante os atendimentos com paciente com fratura de clavícula. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre os atendimentos a paciente com fratura de clavícula, do campo de estágio I realizado na Clínica Escola Uninta Itapipoca, entre os dias 05 de março a 30 de abril de 2024, duas vezes por semana, realizado pelos universitários do 7 semestre. Durante esse período foi colocado em prática todo conteúdo teórico recebido em sala de aula, desde a avaliação inicial, assim como a condução da abordagem terapêutica a ser utilizada como tratamento para esses pacientes. Resultados: Durante o período estágio foi observado o caso de um paciente com 11 anos que sofreu um acidente automobilístico e teve fratura de clavícula, onde o mesmo não passou por cirurgia e teve um tratamento conservador. As intervenções abrangeram atividades que almejavam a recuperação da mobilidade, fortalecimento muscular e ganho de amplitude de movimento. A abordagem precoce e intensiva mostrou-se essencial para prevenir complicações e contribuir para melhorar a qualidade de vida desse paciente. O programa fisioterápico realizado teve como foco o início da progressão para o maior grau de independência possível. As atividades foram aplicadas de acordo com a condição do paciente, proporcionando segurança ao realizar movimentos e promovendo o início a reintegração às atividades diárias, ou seguimento do manejo em domicílio Conclusão: A experiência no estágio I no CEU fez ver a importância da fisioterapia motora no processo de reabilitação pós fratura de clavícula. Permitiu uma abordagem individualizada, considerando as necessidades individual do paciente. O tratamento precoce demonstrou ser fundamental para minimizar as sequelas e promover uma recuperação mais eficaz. A fisioterapia tem um papel crucial nesse processo, proporcionando suporte e direcionamento para que os pacientes alcancem o maior grau de independência possível. Essa experiência prática enfatizou a relevância do trabalho fisioterapêutico na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos afetados por essa lesão.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca