CULTIVANDO SAÚDE CARDÍACA NA TERCEIRA IDADE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA HIPERTENSOS

  • Autor
  • Suellen de Sousa Nascimento
  • Co-autores
  • Débora Thaís da Silva Alves , Geórgia de Mendonça Nunes Leonardo
  • Resumo
  • Introdução: A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg. A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Além disso, existem comorbidades que estão relacionadas a HAS como síndrome metabólica ou  dislipidemias. Os principais sintomas dessa patologia são arritmias cardíacas, aumento da frequência respiratória, tontura, náuseas, dentre outros, ademais, o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, óleos e sódio faz com que aumente a probabilidade do surgimento da doença. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Objetivo: Relatar a experiência de uma ação de educação em saúde com foco na prevenção e no controle da hipertensão arterial sistêmica. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre uma ação educativa em alusão ao dia mundial de prevenção da Hipertensão Arterial, realizada por discentes do curso de Nutrição do Centro Universitário Inta – Uninta – Campus Itapipoca. A atividade foi desenvolvida dentro da programação de ações do Projeto de Extensão NUTRIR, em uma unidade básica de saúde localizada na sede do município de Itapipoca, Ceará, tendo como público os usuários que se encontravam na sala de espera para o atendimento pelos profissionais de saúde. O planejamento da ação contou com a elaboração de materiais educativos como folder sobre alimentação saudável para melhor controle da hipertensão arterial, panfleto contendo uma receita do sal de ervas e plaquinhas com perguntas para fazer uma dinâmica sobre mitos e verdades sobre a hipertensão. A proposta é que fosse um momento lúdico e envolvente com os participantes. Resultados: O público participante da ação foi composto praticamente por idosos que aguardavam atendimento médico na unidade de saúde. Inicialmente, os acadêmicos distribuíram os folders e realizaram uma apresentação explicando questões sobre a doença, como o conceito, fatores de risco, complicações, com destaque para o perigo do consumo excessivo de sal. Abordou-se também sobre escolhas alimentares mais saudáveis, com redução do consumo de alimentos processados e ultraprocessados, por terem elevados níveis de sódio, para, assim, obter melhor controle pressórico e melhor qualidade de vida. Em seguida, realizou-se a dinâmica de mitos e verdades sobre a hipertensão, na qual observou-se o interesse e a interação dos idosos, sendo um momento de muito aprendizado. Ao final da ação, foi entregue para os participantes a receita sal de ervas, que é uma composição alternativa, feita com ingredientes naturais, para redução do consumo de sal. Considerações finais: Ações educativas com foco na prevenção de doenças crônicas, como a hipertensão, devem ser estimuladas no âmbito da atenção primária à saúde, sendo uma excelente forma de disseminação do conhecimento com a população, além de oportunizar o engajamento dos acadêmicos no campo de prática.

  • Palavras-chave
  • Idoso; Nutrição; Hipertensão; Educação em saúde; Relato de experiência
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra de Extensão
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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