Introdução: A crescente urbanização das cidades tem criado a necessidade de se investir cada vez mais em saneamento básico, uma vez que o investimento nestes serviços é de fundamental importância para a garantia da qualidade de vida da população. Neste contexto, a modelagem hidráulica tem papel importante, atuando na criação de cenários de redes, principalmente de água, tornando possível a otimização de sistemas a serem implantados. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados das aulas práticas de modelagem hidráulica com o uso do simulador EPANET para modelar uma adutora por gravidade. Método: A metodologia proposta utiliza o software EPANET para modelar uma adutora hipotética e apresentar conceitos de hidráulica envolvidos no sistema. Posteriormente, os resultados são discutidos, principalmente em relação à pressão nos pontos da adutora. O estudo foi aplicado em uma adutora hipotética. Na primeira etapa foi feito um traçado utilizando o software Autocad. Baseando-se das curvas de nível, a adutora de propôs a avaliar pontos de fragilidade no terreno, principalmente nos mais altos, onde pode haver ocorrência de pressões negativas. Após ser feito o traçado, foi gerado o modelo no EPANET, contendo 22 nós, 2 reservatórios de nível fixo e 23 trechos. As cotas topográficas foram inseridas por meio de uma interpolação visual. Resultados: Com os resultados, pode-se perceber que não foram identificados pontos com pressões negativas ao longo dos nós da linha de adutora, sendo que a menor pressão identificada foi no nó 23, mais próximo do reservatório de jusante, onde se localizam os pontos mais altos. Além disso, neste ponto há a incidência de perda de carga de todo o sistema, contribuindo para a redução de pressão. Vale destacar também as pressões elevadas nos pontos mais baixos da rede, como por exemplo, no nó 8, onde foi registrado um valor de 46,62 mca. Conclusão: Com o uso do software EPANET foi possível entender os conceitos de hidráulica envolvidos em uma adutora por gravidade. Não foram identificados pontos de pressões negativas, no entanto, há pontos mais altos onde a pressão reduziu muito em relação aos demais nós. O EPANET contribui para melhorar o entendimento dos sistemas de abastecimento de água, buscando sempre a sua melhoria.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca