Introdução: A vivência do estágio, proporciona ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências imprescindíveis à sua formação, estimulando sua autonomia, responsabilidade, liberdade, criatividade, compromisso e domínio da prática. Este resumo científico busca explorar os principais aspectos dessa experiência, incluindo a importância da disciplina de clínica no currículo, os desafios enfrentados pelos alunos durante o estágio e os benefícios tanto para sua formação como para a qualidade dos cuidados de saúde prestados. Objetivo: Descrever, através de um relato de experiência, as reflexões acerca do estágio da disciplina de clínica I. Método: Trata-se de um relato de experiência de vivência prática do estágio da disciplina clínica I realizada no período de Abril à Maio de 2024, na ala clínica do hospital São Camilo. As vivências práticas tiveram a duração de 30 horas semanais durante os semestres vigentes. Resultados: O estágio acadêmico é um momento de muita expectativa para os estudantes de enfermagem, pois é a oportunidade de interligar a teoria e a prática de forma contextualizada já que propicia uma troca de informações, ideias e experiências entre acadêmicos, professores e profissionais da instituição. O campo das vivências práticas proporcionou o desenvolvimento dos discentes em inúmeros aspectos frente ao seu envolvimento direto no processo aprendizagem da disciplina de clínica I. Estágios propício uma experiência ímpar de aperfeiçoamento e aprofundamento do conhecimento, com ênfase na troca de saberes e experiências entre o discente e preceptor.
Contudo, essas vivências proporcionam oportunidades únicas de aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além de promover o desenvolvimento de habilidades clínicas, de comunicação e de trabalho em equipe. Conclusão: Dessa forma, tais experiências não apenas contribuem para a formação de profissionais competentes e qualificados, mas também para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde oferecidos à comunidade. Além disso, destaca-se a importância do aprendizado contínuo e da adaptação às demandas em constante evolução da prática clínica para garantir a prestação de cuidados de alta qualidade e segurança.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca