PROJETO DE EXTENSÃO UNINTA NAS ESCOLAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DO DISCENTE

  • Autor
  • Joenio de Sousa Santos
  • Co-autores
  • Prof. Francisco Esdras Moreira Rocha
  • Resumo
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    Introdução: A experiência acadêmica fora e dentre o do campo da faculdade traz para o discente do curso de Direito, uma perspectiva de natureza mais ampla de como é a realidade que em um futuro não muito distante, o aluno enfrentará na prática de sua função quanto profissional inserido no mercado de trabalho. Nesse sentido o presente trabalho traz como temática principal o relato das vivências do aluno participante de um programa de extensão da faculdade Uninta de Itapipoca, que prepara seus acadêmicos além da sala de aula. Objetivo: O referido trabalho busca de forma simplória, demonstrar como foram as experiências vivenciadas durante as ações realizadas pelo grupo pertencente ao projeto de extensão da UNINTA, efetivadas em diversas unidades de ensino da cidade de Itapipoca. Método: A metodologia que fora utilizada para exposição dessas vivências do discente do curso de Direito foi à demonstração por meio de registros das ações efetuadas nas escolas. Ações essas que se basearam essencialmente na divulgação do curso para os alunos se utilizando de materiais jurídicos, explicação sobre como é ser aluno do curso de Direito, assim como a prestação de serviços para os alunos como, por exemplo, tirando dúvidas dos mesmos por meio de palestras e apresentações proferidas pelos acadêmicos nos auditórios e pavilhões escolares dessas unidades de ensino, sobretudo para alunos do ensino médio do munícipio de Itapipoca.  Resultados: Obtemos como consequências dessas atuações, uma motivação ainda maior dos alunos da rede estadual de ensino quanto à realização do curso de Direito em nossa instituição de ensino bem como também fora sanada dúvidas quanto à vivência no ambiente acadêmico e sobre a prática de um profissional do ramo jurídico. Conclusão: Portanto, tendo explanado como fora essas vivências na prática, é importante frisar a relevância dessas atividades na formação do aluno do curso de Direito, uma vez que necessitamos da visualização exercício da profissão assim como da interação com público geral, uma vez que serem potenciais clientes futuramente.

     

  • Palavras-chave
  • vivências; relato de experiência; extensão; prática; perspectiva
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra de Extensão
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
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    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

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