Introdução: O ensino da enfermagem gerontológica, deve abordar temáticas como análise do processo de envelhecimento humano, identificação das mudanças fisiopatológicas, sociais e psicológicos experimentados na terceira idade, bem como a linha de cuidado para essa população, de modo a possibilitar ao aluno avaliar e prover cuidados seguros e apropriados. No entanto, apesar de sua importância, alguns desafios são enfrentados na sensibilização dos acadêmicos quanto ao interesse na disciplina de saúde do idoso, evidenciando a importância da monitoria para contribuir na qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a utilização de jogos educativos torna o processo de ensino mais dinâmico e também contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Objetivo: Descrever a experiência de implementação do “GerontoNursing” como uma estratégia educacional para ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico no cuidado à pessoa idosa. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no centro universitário INTA, Campus Itapipoca com a presença de dezoito alunos que cursaram a disciplina Saúde do Idoso, durante o processo de monitoria acadêmica no ano de 2023, sob supervisão do professor orientador. Para atender ao objetivo deste estudo foi elaborado um jogo interativo como estratégia educacional para ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico para acadêmicos de enfermagem, através de perguntas e respostas com narrativa em tempo real de um caso clínico que abordava pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC) e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), além de estimular a avaliação de enfermagem do idoso com uso das escalas de Braden e Morse. Para tanto, a turma foi dividida em duas equipes, ambas com a mesma quantidade de integrantes. Resultados: O jogo “GerontoNursing” trouxe aos acadêmicos a simulação do exercício profissional em casos clínicos relacionados a patologias prevalentes na velhice. O jogo pleiteia a citação de diagnósticos de enfermagem através das pistas clínicas identificadas, explicar o exame físico através da queixa principal do paciente e intervenções de enfermagem para diminuir os riscos de agravos. Tais questionamentos favoreceram o raciocínio diagnóstico dos estudantes na aplicação do processo de enfermagem. Cada pergunta tinha limite de tempo para resposta, o que gerou competitividade entre os discentes. O jogo exigia aplicação das escalas como instrumento de coleta de dados, com isso foi exercitado a associação dos marcadores avaliados e os indicadores de enfermagem, propiciando uma avaliação clínica acurada sem se restringir aos estigmas da velhice e contribuindo para aplicação do conhecimento teórico por meio da aprendizagem significativa. Conclusão: Verificou-se que essa metodologia é eficaz na medida em que possibilita aos alunos a associação do conhecimento teórico e o estímulo ao pensamento crítico-reflexivo frente a situações da prática clínica, de modo a superar o ensino da enfermagem gerontológico baseado no modelo biomédico. No processo formativo dos monitores, a metodologia contribuiu para reflexões acerca do ensino-aprendizagem da enfermagem gerontológica na medida em que os mesmos vivenciaram uma imersão no universo da docência, assim como a relevância do protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento durante a graduação.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca