MONITORANDO A UMIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Sabrynna Rodrigues Soares de Lima
  • Resumo
  • Introdução: A Bromatologia é uma ciência que estuda os alimentos e desempenha um papel fundamental na garantia da segurança e qualidade dos alimentos. A análise centesimal é uma ferramenta essencial nesse contexto, permitindo a determinação precisa dos componentes dos alimentos, incluindo proteínas, lipídios, carboidratos, fibras, cinzas e umidade. Dentre essas diversas análises bromatológicas, a determinação do teor de umidade é essencial para avaliar a estabilidade, qualidade e composição dos alimentos. A umidade corresponde à perda em massa do produto, quando aquecido em condições em que a água se volatiliza. Objetivo: Relatar a experiência de monitoria em aula prática de umidade na disciplina de Bromatologia. Método: Foi conduzida uma atividade prática aos acadêmicos do 3º período do curso de Nutrição, centrada na análise do teor de umidade em diferentes alimentos. Realizada no Laboratório de Biologia Molecular e Bioquímica do Centro Universitário Inta, em Itapipoca (CE), com 2 horas de duração. Inicialmente, os alunos foram instruídos sobre os princípios teóricos e os procedimentos práticos envolvidos nessa análise. Foi utilizada a técnica de secagem em estufa para análise da umidade dos alimentos. As amostras e cadinhos foram cuidadosamente preparados, pesados e submetidos ao processo de secagem em estufa, em seguida resfriados com o auxílio de um dessecador e, posteriormente, pesados novamente para o cálculo do teor de umidade. Paralelamente, os alunos foram incentivados a consultar a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), uma importante ferramenta de referência sobre a composição centesimal de alimentos consumidos no Brasil com objetivo de relacionar os resultados da análise de umidade com os dados disponíveis na tabela. Resultados: A experiência de análise possibilitou aos alunos vivenciarem a aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula permitindo a maior fixação do conteúdo. A consulta à TACO permitiu relacionar os resultados da análise com a composição centesimal dos alimentos. Essa conexão evidenciou a relevância da determinação do teor de umidade que influencia não apenas a suscetibilidade à deterioração, mas também aspectos sensoriais, como textura e sabor dos produtos alimentícios. Observou-se que os alunos puderam compreender como essa informação é essencial para futuras disciplinas no curso e no próprio trabalho como nutricionista, tanto na avaliação da qualidade dos alimentos quanto na elaboração de planos alimentares personalizados, além de interpretar melhor tabelas de composição, artigos científicos na área e facilidade ao trabalhar em laboratório com análises de alimentos. A experiência como monitora proporcionou um aprofundamento do conhecimento na disciplina, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança e didática, representando um grande estímulo ao exercício da docência como um futuro caminho profissional. Para os alunos monitorados, minha presença criou um ambiente de aprendizagem mais personalizado e acolhedor, fornecendo apoio extra à compreensão dos conteúdos. Do ponto de vista do professor, a monitoria representou uma importante ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na condução do conteúdo. Conclusão: Realizar atividade de monitoria em aulas na disciplina de Bromatologia oportunizou uma experiência prática enriquecedora da docência, além de incentivar a pesquisa e produção científica, contribuindo para a formação pessoal e acadêmica.

  • Palavras-chave
  • Bromatologia, Monitoria, Relato de Experiência, Umidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • IV Mostra de Monitoria
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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