Introdução: O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento social, emocional e comportamental de uma pessoa. É caracterizado por padrões repetitivos de comportamento, dificuldades na comunicação e interação social, bem como interesses restritos e atividades repetitivas. O diagnóstico precoce e a intervenção adequada são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo. Objetivo: Analisar na Literatura sobre a conscientização e o conhecimento sobre o autismo, destacando a importância do diagnóstico precoce e da inclusão social das pessoas com TEA. Método: Para alcançar esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, utilizando os seguintes descritores: “autista” AND “tratamento precoce” AND “diagnóstico”. Para melhor refinamento da pesquisa foram utilizados os seguintes filtros: Bases de Dados: “LILACS”; Assunto Principal: “Transtorno do Espectro Autista”, “Intervenção Educacional Precoce”, “Diagnóstico Precoce”; Idioma: “Inglês” e “Português”; Ano de Publicação: “2019-2024”. Como critério de inclusão, foram utilizados artigos que abordassem sobre o autismo com foco nos aspectos clínicos, diagnóstico, intervenções terapêuticas e inclusão social. Após os filtros e critérios de inclusão foram selecionados quatro artigos. Resultado: Os resultados do estudo revelaram que as crianças participantes apresentam dificuldades em várias áreas psicomotoras, incluindo noção do corpo, compreensão espaço-temporal, habilidades motoras globais e finas. Além disso, foram identificadas alterações sensoriais, como problemas de audição, desequilíbrio no sistema vestibular e busca constante por estímulos sensoriais. Também foram observados sintomas de intenção e dificuldades na coordenação motora fina. Adicionalmente, foram observadas modificações no comportamento, como alternância no contato visual, substituição de ações repetitivas por palavras e algumas mudanças na percepção temporal. Conclusão: Com base nos resultados destacam a necessidade de aumentar os investimentos nessa área para melhorar as intervenções direcionadas a esse grupo específico. A revisão sugere que o uso de probióticos pode ser benéfico para os sintomas comportamentais do TEA e para os sintomas gastrointestinais na esquizofrenia. No entanto, não foram encontradas evidências de que os probióticos tenham impacto nos sintomas psiquiátricos da esquizofrenia. Isso ressalta a complexidade desses distúrbios e a necessidade de abordagens multidisciplinares para tratá-los efetivamente. Como foi analisado na literatura, ainda há uma escassez na literatura, com base nisso deve ser realizado novos estudos sobre a temática do presente estudo
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca