QUEBRANDO TABUS: ABORDAGEM INTEGRATIVA DE ESTUDANTES DA MEDICINA E PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Autor
  • Maria Cecília Xavier Jerônimo
  • Co-autores
  • Ana Clara Macêdo Fernandes Osterno , Andréa Lívia Pacheco de Azevedo , Renata Alice Marques de Souza , Marianna Landim Barboza , Renally Barbosa da Silva
  • Resumo
  • O projeto "Sem Tabu" foi desenvolvido em resposta à preocupação com o aumento das infecções sexualmente transmissíveis (IST) no Brasil, onde cerca de 1 milhão de brasileiros foram infectados em 2019. O projeto teve como objetivo conscientizar a população de Itapipoca-CE sobre os riscos, formas de transmissão, diagnóstico e prevenção das IST.

     

    Para alcançar esse objetivo, foram realizadas palestras de conscientização com o auxílio de materiais expositivos, como banners, folders e modelos anatômicos, para demonstrar como utilizar métodos de barreira de forma adequada. Além disso, um questionário estruturado foi aplicado para compreender o perfil do público-alvo e identificar áreas que necessitavam de maior atenção em futuras ações.

     

    Os resultados da ação mostraram que 13 colaboradores de diversos setores de uma instituição de ensino superior participaram, sendo a maioria do sexo masculino. Embora a maioria dos participantes tenha relatado ter parceiros fixos, apenas 38,4% afirmaram fazer uso de preservativos em todas as relações sexuais. Além disso, a maioria dos colaboradores (61,6%) não realizou consultas médicas para prevenção nos últimos 3 anos, e mais da metade nunca realizou teste para diagnóstico de sífilis, hepatite B e C e HIV.

     

    Esses dados evidenciam que, mesmo em um ambiente universitário, ainda há tabus em relação às IST, e a informação sobre saúde sexual não está clara para todos. Portanto, torna-se essencial desenvolver continuamente planos de ação dentro da instituição para promover o acesso à informação, prevenir agravos à saúde e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

     

    Em resumo, o projeto "Sem Tabu" buscou enfrentar o problema das IST através da conscientização e educação, utilizando palestras e materiais expositivos para transmitir informações sobre prevenção e diagnóstico. Os resultados destacaram a importância de abordar esse tema em ambientes acadêmicos e ressaltaram a necessidade de desenvolver estratégias contínuas para promover a saúde sexual e o bem-estar dos indivíduos.

  • Palavras-chave
  • Extensão; saúde sexual; prevenção
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra de Extensão
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

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