OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS

  • Autor
  • Antonia Gilmara Silvino
  • Co-autores
  • Mariana Souza Avelino , Cyntia Monteiro Vasconcelos3
  • Resumo
  • Introdução: Os transtornos mentais são descritos como condições que afetam o funcionamento da cognição, humor, controle de impulsos e comportamento, de modo a comprometer a habilidade do indivíduo no desempenho de suas funções na sociedade, podendo levar a incapacitação, morbidade e morte prematura. Provocam alterações na estrutura corporal e no movimento, como dificuldades na realização de movimentos, rigidez muscular, alterações na postura, padrão anormal de respiração e prejuízo da expressão corporal. A presença dessas alterações corporais pode ocorrer em detrimento do próprio transtorno mental ou pela ação prolongada de medicamentos psicotrópicos, tal situação interfere de maneira significativa na mobilidade e funcionalidade de pacientes acometidos problemas psíquicos. A atuação da Fisioterapia auxilia no tratamento e na reintegração psicossocial, pois contribui para a manutenção do estado de saúde, além de possibilitar a reabilitação da capacidade funcional, proporcionando alívio de quadros álgicos, relaxamento e fortalecimento muscular, além de promover para o paciente bem-estar e a reinserção social desse indivíduo. A Fisioterapia gera benefícios por meio da aplicação de condutas voltadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação das disfunções já instaladas, através do uso das diversas possibilidades terapêuticas, que são capazes de promover a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: Evidenciar os benefícios que os tratamentos fisioterapêuticos promovem para pacientes com transtornos mentais. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde a busca de dados foi realizada através na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de abril de 2024, havendo como termos: Fisioterapia; Saúde Mental; e Assistência Fisioterapêutica. Para delimitar a pesquisa, foram escolhidos artigos em português, nos períodos de 2018 a 2024 como critérios de inclusão, e de exclusão artigos em outros idiomas, comentários e opiniões.  Após a definição dos critérios chegou-se a três artigos que atendiam aos objetivos da pesquisa. Resultados: Os estudos mostram que a Fisioterapia é de extrema importância no tratamento de pacientes acometidos por transtornos mentais, pois os protocolos fisioterapêuticos, melhoram a flexibilidade, mobilidade, postura, fortalecimento muscular, promovendo funcionalidade e bem estar. Além das mudanças físicas, as ações fisioterapêuticas propiciam melhorias significativas internas, liberando endorfinas e neurotransmissores que melhoram o humor, autoestima e reduzem o estresse, a ansiedade, aliviando o sofrimento psíquico.

    Conclusão: A Fisioterapia cada vez mais, vem assumindo papel importante na área da Saúde Mental, apresentando-se como opção de tratamento não medicamentoso para a melhoria funcional e da mobilidade, do autocuidado, da otimização e consciência do movimento, promovendo cuidado e bem estar a pacientes que sofrem com transtornos mentais, possibilitando uma melhoria significativa na sua saúde, física, mental e emocional.

  • Palavras-chave
  • Fisioterapia, Saúde Mental, Assistência Fisioterapêutica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca