CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE RECURSOS TERAPÊUTICOS I: RELATO DE EXPERIENCIA

  • Autor
  • Juliana Rayane Sousa da Silva
  • Co-autores
  • Nayara Moreira Galvão
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria é uma atividade de extensão educacional dentro do Centro Acadêmico que auxilia no desenvolvimento de métodos e práticas de ensino, junto com o discente na disciplina previamente selecionada. O monitor, que já foi aprovado na disciplina por meio de seleção, tem função tirar dúvidas que surjam durante a disciplina, auxiliando o professor e potencializando a compreensão do conteúdo, além do que é abordado em sala de aula. A monitoria tem grande impacto para o desenvolvimento acadêmico e profissional, por envolver diretamente alunos, monitores e professores na condução do desenvolvimento das disciplinas, melhora a compreensão e aprofunda o conhecimento na disciplina, contribuindo para a formação e autonomia dos discentes, monitores, beneficiando o crescimento pessoal e profissional. Objetivo: Objetiva relatar a experiência do monitor da disciplina de Recursos fisioterapêuticos I como apoio pedagógico aos alunos do 2° e 3° semestre, aprofundando conhecimentos e resolvendo eventuais dificuldades relacionadas com a disciplina. Método: Trata se de estudo descritivo realizado no período de 08 de agosto a 05 de dezembro de 2023, das experiências vivenciadas durante a monitoria da disciplina de recursos terapêuticos I, do curso de fisioterapia no Centro Universitário Uninta Inta Itapipoca. Os encontros ocorreram uma vez por semana, em horário previamente acordado entre monitor e discentes. Durante o semestre de 2023.2, com total de 16 horas onde os encontros ocorreram, divididos em 06h com aulas teóricas presenciais e de forma online através do meet, quando os alunos não tinham condições de estar presentes e 10horas com aulas praticas no laboratório. Utilizando slides para reforço de conteúdo, tempo tira dúvidas e treino de manualidade dos recursos. Resultados: Desta forma, o acompanhamento acadêmico representa um benefício educativo benéfico não só para os alunos supervisionados, que adquirirem uma fonte adicional de consulta, confiança e aprendizagem, mas também possibilita uma melhor correlação entre teoria e prática no processo de ensino. Este é um espaço onde os alunos podem questionar, praticar e revisar o material ensinado em sala de aula, diminuindo seu nível de medo e permitindo que tenham mais confiança na execução dos procedimentos. Conclusão: conclui se que ao final das orientações, a monitoria mostrou se ter papel relevante quanto a manualidade e aplicabilidade dos recursos e tanto dos discentes quanto do monitor. Evidenciando a importância da monitoria nas disciplinas no curso de fisioterapia. 

  • Palavras-chave
  • Acadêmicos; Monitoria; Relato de experiência;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • IV Mostra de Monitoria
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O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

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