MEDIDAS DE SEGURANÇA EM ETAPAS DE CONCRETAGEM

  • Autor
  • Jonas Lucas Santos Gomes
  • Resumo
  • A segurança do trabalho na construção civil é de extrema importância, uma vez que se trata de um setor com alto índice de acidentes e incidentes de acordo. A implementação de medidas de prevenção e controle de riscos é essencial para garantir a integridade física dos trabalhadores e a redução de acidentes no canteiro de obras. A etapa de concretagem é um dos momentos mais críticos e importantes na construção civil, em especial em projetos que envolvem estruturas de concreto armado. A concretagem consiste no processo de deposição e adensamento do concreto fresco, que será responsável por formar as estruturas e elementos de concreto da obra, como lajes, vigas, pilares, fundações, entre outros. 

    A importância da etapa de concretagem pode ser destacada pelos seguintes aspectos: Resistência estrutural, durabilidade, segurança estrutural, acabamento e eficiência construtiva. Por todos esses motivos, a etapa de concretagem é fundamental para o sucesso de uma obra. 

    Os riscos relacionados nas etapas de concretagem podem ocorrer antes, durante e depois do processo de concretagem. Entre eles os mais comuns ocorrem na manipulação de materiais como cimento, areia, brita e aditivos químicos. Isso inclui riscos de lesões musculoesqueléticas, cortes e abrasões.

    Antes da concretagem, as escavações, movimentação de equipamentos pesados e instalação de formas de concreto. Isso pode resultar em riscos de queda, esmagamento e colapso de estruturas. Durante a concretagem os riscos principais são: Condições meteorológicas adversas, Quedas de altura, esmagamento, exposição a produtos químicos na manipulação de grandes quantidades de concreto fresco na utilização de máquinas como betoneiras e bombas de concreto. Depois da concretagem após a cura do concreto, a desmoldagem das formas pode representar riscos de esmagamento, lesões por quedas de objetos e movimentação incorreta de cargas, manutenção e reparos

     

    O objetivo deste estudo é avaliar os riscos de segurança do trabalho na etapa de concretagem de um radier de 1700m² e propor medidas de segurança a serem adotadas para redução dos riscos identificados. Para tal, realiza-se o acompanhamento in loco da concretagem da fundação de uma clínica escola, identificando-se os riscos no serviço. 

    Os riscos de segurança mais observados durante a concretagem foram:

    Antes da concretagem: 

    1.Quedas de altura ao trabalhar, com escoramentos e escavações profundas;

    2. Falta de proteção contra quedas

    3. Riscos de queda de materiais e ferramentas durante o transporte e manuseio;

    4. Exposição a substâncias químicas perigosas presentes no concreto e aditivos.

     

    Durante a concretagem:

    1. Riscos de soterramento devido ao desmoronamento de valas e escavações;

    2. Vazamento de concreto pela forma, causando escorregões e quedas;

    3. Exposição a vibrações e ruídos excessivos durante a operação de equipamentos de compactação e nivelamento do concreto;

    4. Aspiração de produtos químicos ao preparar a bomba para iniciar a concretagem 

     

    Depois da concretagem:

    1. Riscos de tropeços e escorregões devido a superfícies escorregadias e irregulares;

    2. Possibilidade de surgimento de buracos e desníveis no concreto, aumentando o risco de acidentes;

    3. Exposição a perfurações durante o processo de cura, causado pelos objetos pontiagudos nas formas.

  • Palavras-chave
  • Importância das aulas segurança do trabalho; construção civil; concretagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca