A lei 11.645/2008 e a formação docente intercultural para historiadores

  • Autor
  • MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO
  • Co-autores
  • Carlos Alberto de Oliveira Gomes Junior
  • Resumo
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    A presente pesquisa tem por finalidade numa visão macro compreender da lei 11.645/08 se está sendo considerada no saber-fazer dos professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho/PE, numa perspectiva intercultural. E mais especificamente identificar o conhecimento acerca da lei 11.645/08 por parte dos educadores a partir de sua percepção sobre o índio. Reconhecer o dia do índio e o uso do livro didático como ferramentas específicas para abordagem sobre a temática indígena em sala de aula. E, por fim, identificar a formação continuada como fator preponderante para a construção da identidade profissional intercultural. Para tal se fez uso do instrumento metodológico de cunho qualitativo, com a aplicação de questionário aos professores do ensino fundamental II da rede municipal da cidade Cabo de Santo Agostinho/PE. O qual foi possível obter informações que sinalizam a necessidade de disseminar os conhecimentos sobre a lei 11.645/08, para evitar o uso do livro didático como único guia didático e a necessidade de uma formação diferenciada e intercultural para mudar as práticas pedagógicas dos educadores em seus contextos escolares.

     

  • Palavras-chave
  • Formação Intercultural, Lei 11.645/08, Temática indígena
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
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  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
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