O artigo aqui apresentado é fruto de uma tese de doutorado em Serviço Social cuja proposta central foi analisar a educação no contexto neoliberal do capitalismo contemporâneo por meio do Programa de Apoio à Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI), averiguando as proximidades existentes entre as suas diretrizes e as recomendações direcionadas pelo Banco Mundial às nações subdesenvolvidas entre os anos de 1994 e 2003, verificando, assim, a existência de um favorecimento da instauração da gestão empresarial no ensino superior público brasileiro e os seus limites para efetiva democratização da cultura e para qualificação da formação acadêmica. O recorte deste artigo tem como foco descrever o surgimento do ensino superior em Arapiraca/AL, culminando com a criação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), explanando ainda os impactos econômicos e sociais que a educação proporciona a este estado. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como métodos a pesquisa documental e bibliográfica. Assim, espera-se que os resultados apresentados aqui possam contribuir para a ampliação das discussões envolvendo o ensino superior no estado e seja um incentivador para o surgimento de outras pesquisas relacionadas ao processo de ampliação do acesso a essa modalidade de ensino no país.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica