Através de pesquisas literárias foi notória a relevância a cerca do aumento do uso das redes sociais no cenário comercial como forma de auxilio na divulgação, comunicação e vendas dos produtos ofertados pelas empresas. Dessa forma, foi traçado o objetivo deste trabalho que consistiu em avaliar Qual a contribuição das redes sociais no fluxo de vendas diretas das microempresas no município de Santana do Ipanema-AL. Para o alcance deste objetivo foi realizada uma pesquisa do tipo survey, com aplicação de questionários em 32 microempresas do segmento varejistas situadas no município. Os principais resultados indicam que todos os gestores utilizam as redes sociais como forma de comunicação, divulgação e vendas de seus produtos e que as principais ferramentas por eles utilizadas são o Facebook, Instagram e WhatsApp. Dessa forma, é visto que através de postagens frequentes nos perfis houve um aumento significativo nas vendas diretas dos produtos dessas empresas e que os gestores afirmam perceber a importância das redes sociais como ferramentas essenciais para a gestão e destacam ainda de forma positiva a contribuição delas nesse processo de vendas.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica