As práticas docentes e a necessidade da renovação dos recursos pedagógicos nas aulas de geografia

  • Autor
  • Maria Camila Nunes da Silva
  • Co-autores
  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva , Maria Sonia Moura dos Santos , Claudionor de Oliveira Silva
  • Resumo
  • As práticas docentes com avanço da tecnologia e criação de tendências do atual período geram a necessidade da renovação dos recursos pedagógicos nas aulas de geografia. O objetivo principal é discutir a possibilidade renovação dos recursos pedagógicos necessárias as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos se dar de forma qualitativa com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática, como: Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007) A coleta de dados foi através de aplicações de questionários aos professores e funcionários da escola para melhor detalhamento do objeto investigado. Foram utilizados fichamentos das principais obras para facilitar a construção do embasamento teórico evitando a necessidade da releitura. Os resultados revelam que existe uma necessidade de recurso adequados as demandas atuais, para melhor aproveitamento do ensino nas aulas de geografia. Porém a falta de recursos pedagógicos pode reduzir as possibilidades do fornecimento de aulas mais interativas. Conclui-se que, existe uma forte necessidade de investimento em recursos pedagógicas, estruturais e financeiros os professores. 

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
Voltar Download
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
  • Ciências Agrárias e da Terra / Veterinária (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Eng. Florestal, Agrimensura, Agroecologia)
  • Ciências Biológicas II e III, do Ambiente, Biodiversidade
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Direito, Sociologia, Ciencias Sociais)
  • Geografia, ensino, aplicação
  • Gestão e Desenvolvimento Rural (Sociologia Rural, Economia, Administração, Contabilidade)
  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
  • Letras e Linguística, Arte e expressões culturais

Comissão Organizadora

José Crisólogo de Sales Silva

Comissão Científica