RESUMO: O método e o ensino de geografia da educação fundamental é um assunto bastante complexo, torna-se um relevante desafio que se permeia no atual período, considerando-se um processo de extrema importância na formação dos alunos para a compreensão dos conteúdos de geografia. Neste artigo temos como objetivo discutir o método e o ensino do docente na geografia, considerando para o processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos são baseados em estudos dos PCNs (1998), além de obras teóricos, como Demo (2004), Morales (1997) e Trindade (2007), por meio de análises dos desafios que geram entraves nos avanços da educação de geografia. A coleta de dados foi através de aplicações de questionários aos professores e funcionários da escola para melhor detalhamento do objeto investigado, com o intuito de identificar algumas possíveis soluções para os problemas dos métodos, remanescentes do tradicionalismo da educação que têm forte influência nas práticas de ensino nos dias de hoje. Os resultados apontam que devido a falta dos recursos pedagógicos e estruturas apropriadas, combinados com as metodologias tradicionais vão gerar uma deficiência no processo de ensino criando consequências relevantes aos alunos. Conclui-se, que o uso de métodos inovadores pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficaz e positiva, motivando os alunos a participarem ativamente na produção do conhecimento.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica