RESUMO: O presente trabalho tem como principal objetivo descrever como ocorreu o processo histórico da alfabetização no Brasil, mostrando como as crianças eram de fato alfabetizadas e de que forma acontecia essa aprendizagem; bem como, mostrar quais eram os primeiros métodos utilizados para ensinar as crianças a ler e escrever. Apresenta-se também as dificuldades que se tinham de fazer com que os alunos aprendessem a decodificar as letras, símbolos e números, assim como ainda hoje essas dificuldades são notórias no desenvolvimento das crianças do ensino fundamental. A pesquisa no primeiro momento é de cunho qualitativo e está pautada em análises de documentos, e autores em que retrata sobre o objeto. Os primeiros resultados obtidos leva-nos a refletir acerca das dificuldades encontradas hoje em alfabetizar as crianças, por não ter construídos métodos eficazes e que condizem a realidade de cada um, bem como, não se é possível utilizar-se apenas de um único método para alfabetizar, levando em consideração a realidade e o contexto de cada um.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica