O presente trabalho vislumbra discutir a importância do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação dos docentes em geografia. Tendo como principal objetivo expor as experiências vivenciadas durante o período em que participamos como alunas bolsistas do PIBID, atuando em Escolas Estaduais situadas na Cidade de União dos Palmares-Al em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, buscou-se analisar os benefícios proporcionados aos graduandos em geografia inseridos no programa. Destacar que, durante a formação acadêmica é adquirido um leque de conhecimentos geográficos, e que, através de programas como o PIBID, os alunos bolsistas possuem a oportunidade de expor na pratica todos os seus conhecimentos. O programa ainda tem a ventura de incentivar na melhoria do ensino-aprendizagem nas instituições na formação de profissionais capazes de instigar a discussão sobre a realidade da cidade, do bairro, da rua, do Estado, da região e do país em sala de aula, além da valorização pedagógica, desenvolvimentos e aplicações de novas metodologias no processo de ensino/aprendizagem. O PIBID é uma importante política de formação docente, pois amplia o elo bem como estreita os laços entre Universidade e as escolas da Rede Pública de Ensino, oferecendo novas oportunidades aos graduandos de licenciatura em geografia na inovação dos métodos de aprendizagem, contribuindo de modo positivo nas ações educativas, quebrando a rigidez do conhecimento mecanicista.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica