O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados da primeira fase do projeto de extensão (Edital Proccaext/UFAL) “Potencialidades e cuidados com o uso e a apropriação de mídias sociais por crianças e adolescentes”, desenvolvido de agosto de 2016 a agosto de 2017 em duas escolas públicas de Santana do Ipanema-AL, no Sertão alagoano. Um dos produtos deste projeto é um artigo científico, cuja versão será aqui apresentada, no entendimento de se tratar de uma pesquisa de campo aplicada na construção coletiva na Escola Estadual Ormindo Barros, que está localizada na sede do munícipio e na Escola Municipal de Educação Básica Maria Nepumoceno, localizada no povoado Areia Branca, cujo método de pesquisa é o qualitativo – ainda que conte, para contextualizar o local de trabalho, com dados estatísticos do IBGE (2018) e Tic Kids Online (2018). A metodologia utilizada teve como forma de estudo a pesquisa bibliográfica, com a leitura de textos sobre o tema de forma geral, caso de Recuero (2012), e artigos específicos sobre uso por crianças e adolescentes, como em Fantin (2016) e Guzzi (2015); para, em seguida, apresentarmos os resultados das visitas às escolas, que visaram orientar sobre o bom uso destas ferramentas de comunicação aos estudantes. Confirmou-se que as crianças cada vez mais cedo têm acesso à internet, deixando-os assim mais propícios à exposição em determinados sites, podendo trazer consequências desagradáveis, crimes virtuais de todos os tipos, como casos de bullying virtual e até de pornografia de vingança, ambos presentes nos relatos dos estudantes.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica