A importância de discutir o uso da internet com crianças de comunidades populares

  • Autor
  • Isaura de Farias Melo
  • Co-autores
  • Anderson David Gomes dos Santos
  • Resumo
  • O presente estudo visa discutir a importância de tratar do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação com crianças e adolescentes, especialmente em comunidades populares. O contexto atual demonstra que cada vez mais cedo as crianças têm acesso à internet, estando suscetíveis a problemas oriundos do uso da internet mais até do que às possibilidades de acesso a maior conhecimento. Aqui será apresentada a justificativa de realização do projeto de extensão (Edital Proccaext/UFAL) “Cuidados e potencialidades com o uso e a apropriação de mídias sociais por crianças e adolescentes em Santana do Ipanema: educomunicação para o desenvolvimento” a partir da experiência em desenvolvimento no Centro Espírita Santa Bárbara, localizado no bairro Santa Bárbara, em Santana do Ipanema-AL. Em termos metodológicos, usaremos aqui resultado de pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Fantin (2016), e artigos que tratam do tema , além de descrever o trabalho de campo realizado de maio a agosto, casos da apresentação à direção do Centro e o início das visitas à comunidade. Percebemos, de início, que das 11 crianças que participaram até aqui dos nossos encontros, a maior parte delas está conectada mais de 4 horas por dia na internet, o que destaca a importância de tratar sobre o tema em locais em que mesmo políticas públicas básicas não são ofertadas à comunidade.

     

  • Palavras-chave
  • TDIC, educomunicação, crianças
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
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  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
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