RESUMO
O direito à educação inclusiva de jovens e adultos com necessidades especiais, vislumbra uma melhor atenção na aplicação da legislação que protege e garante uma educação apropriada e de qualidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, analisar a efetiva inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência na modalidade EJA. O método de abordagem nesta análise, para uma apreensão da realidade, se baseou na perspectiva de explorar a partir do método fenomenológico, que permitiu compreender a inclusão de deficientes na EJA através da realidade social. Foi uma pesquisa de caráter exploratório que se utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica. Apresenta os principais dispositivos legais acerca da garantia dos direitos para uma melhor inclusão educacional, além de uma análise sobre a cultura do multiculturalismo com ênfase em jovens e adultos com necessidades especiais na EJA. Realizada através de uma pesquisa bibliográfica utilizando legislações inclusivas e baseada no estudo do multiculturalismo e dos pressupostos dos seguintes autores que abordam a temática: Moreira e Silva (1995), Moreira e Candau (2008), Gueertz (2008), Sacristán (1995) dentre outros, de modo a possibilitar reflexões e a elucubrar uma investigação acerca de uma melhor visão da educação inclusiva, a fim de participarem plenamente e com aceitação das atividades educacionais. Portanto, o motivo deste trabalho, prende-se no processo de analisar a legislação inclusiva e a cultura de inclusão, no que diz respeito à proteção ao direito à educação das pessoas deficientes na modalidade da EJA, visando uma maior atenção voltada para uma efetiva e funcional educação inclusiva no contexto em que esta pesquisa se insere.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica