A pedagogia de projetos no processo de ensino-aprendizagem: experiências na Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário em Inhapi -Alagoas

  • Autor
  • José Clécio Silva de Souza
  • Co-autores
  • Josielda de Cristo Silva , Crislene Gois Santos , Tania Severo
  • Resumo
  •  

    Este artigo tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da Pedagogia de Projetos no âmbito educacional, bem como destacar como se dá o ensino-aprendizagem na escola através da realização destes e discutir sobre a experiência dessa teoria na prática. Metodologicamente, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo descrever o contexto escolar em que diversos projetos foram desenvolvidos. Como procedimento, utilizamos de dados bibliográficos e uma entrevista com três questões a respeito da presença dessa metodologia educacional – respondidas por três membros da equipe diretiva da escola onde os projetos foram desenvolvidos. A pesquisa apresenta como resultado as experiências de um quantitativo significativo de projetos dentro da instituição de ensino com resultados positivos. Conclui-se que, através da Pedagogia de Projetos, é possível haver uma melhora significativa na aprendizagem de forma lúdica e interdisciplinar.

     

  • Palavras-chave
  • Projeto Pedagógico, Ensino-aprendizagem, Experiência Escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
Voltar Download
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
  • Ciências Agrárias e da Terra / Veterinária (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Eng. Florestal, Agrimensura, Agroecologia)
  • Ciências Biológicas II e III, do Ambiente, Biodiversidade
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Direito, Sociologia, Ciencias Sociais)
  • Geografia, ensino, aplicação
  • Gestão e Desenvolvimento Rural (Sociologia Rural, Economia, Administração, Contabilidade)
  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
  • Letras e Linguística, Arte e expressões culturais

Comissão Organizadora

José Crisólogo de Sales Silva

Comissão Científica