A percepção dos professores acerca da importância da literatura na educação infantil: um olhar para a prática docente

  • Autor
  • Rosemary da Silva Souza
  • Co-autores
  • Lívia Limeira Alves , Allan Junior Silva Rodrigues
  • Resumo
  •  

    RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da literatura nas salas de aula da educação infantil tendo como ponto de partida a visão dos profissionais que atuam nesta área. Enfoca também a importância da leitura enquanto processo de desenvolvimento intelectual e social, bem como, percorre a história da Literatura Infantil desde seu surgimento até os dias atuais, analisando como a mesma se concretiza na sala de aula e aponta a contribuição do professor para que a literatura infantil seja bem trabalhada. O trabalho é construído a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas em questionários aplicados a professores, sob a metodologia de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em escolas municipais de dois municípios do interior do estado de Alagoas com características semelhantes e turmas que englobam todos os níveis da educação infantil. Após a análise dos dados e discussão embasada no referencial teórico, pudemos concluir que a prática docente no tocante ao uso da literatura em sala de aula, quando bem utilizada, facilita a aprendizagem e possibilita na criança uma capacidade de se desenvolver como bom leitor, auxiliando em seu cognitivo, na fala, imaginação e principalmente na sua maneira de enxergar o mundo; o professor, embora necessite de recursos, sempre introduz a leitura nas atividades diárias em sala de aula.

    PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Leitura docente. Literatura infantil. 

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Leitura docente, Literatura infantiL
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
Voltar Download
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
  • Ciências Agrárias e da Terra / Veterinária (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Eng. Florestal, Agrimensura, Agroecologia)
  • Ciências Biológicas II e III, do Ambiente, Biodiversidade
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Direito, Sociologia, Ciencias Sociais)
  • Geografia, ensino, aplicação
  • Gestão e Desenvolvimento Rural (Sociologia Rural, Economia, Administração, Contabilidade)
  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
  • Letras e Linguística, Arte e expressões culturais

Comissão Organizadora

José Crisólogo de Sales Silva

Comissão Científica