RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da literatura nas salas de aula da educação infantil tendo como ponto de partida a visão dos profissionais que atuam nesta área. Enfoca também a importância da leitura enquanto processo de desenvolvimento intelectual e social, bem como, percorre a história da Literatura Infantil desde seu surgimento até os dias atuais, analisando como a mesma se concretiza na sala de aula e aponta a contribuição do professor para que a literatura infantil seja bem trabalhada. O trabalho é construído a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas em questionários aplicados a professores, sob a metodologia de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em escolas municipais de dois municípios do interior do estado de Alagoas com características semelhantes e turmas que englobam todos os níveis da educação infantil. Após a análise dos dados e discussão embasada no referencial teórico, pudemos concluir que a prática docente no tocante ao uso da literatura em sala de aula, quando bem utilizada, facilita a aprendizagem e possibilita na criança uma capacidade de se desenvolver como bom leitor, auxiliando em seu cognitivo, na fala, imaginação e principalmente na sua maneira de enxergar o mundo; o professor, embora necessite de recursos, sempre introduz a leitura nas atividades diárias em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Leitura docente. Literatura infantil.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica