RESUMO: O presente artigo tem como objetivo sensibilizar educadores, gestores educacionais, estudantes, familiares e comunidade escolar sobre a importância e necessidade de promover a igualdade racial e provocar reflexões acerca das questões étnico-raciais, da contribuição cultural africana e fortalecimento da identidade e autoestima quilombola nas comunidades remanescentes existentes no município de Traipu, Estado de Alagoas, partindo de um olhar especial ao papel da educação no que se refere ao trato dos assuntos relacionados à identidade dos afrodescendentes à luz da Lei Federal 11.645, de 10 de março de 2008, que prevê a inclusão obrigatória de conteúdos programáticos sobre História da África e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares, bem como a adoção de políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade étnico-cultural. Pretende-se ainda, conduzir para a superação da visão negativa do africano e seus descendentes, construída pelos racistas no Brasil, contribuindo para a mudança de mentalidade de pessoas que insistem em desconsiderar que a influência negra enriqueceu a cultura brasileira e deve ser reconhecida.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Identidade, Autoestima.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica