Eles, nós e a construção do conhecimento: Um relato de experiência em ensino de História

  • Autor
  • Rodrigo Carneiro
  • Co-autores
  • Amanda Monteiro
  • Resumo
  •  

    Este trabalho possui como objetivo descrever a experiência em ensino de história, na Zona da Mata alagoana. Especificamente como é possível conciliar a construção do conhecimento na contemporaneidade tecnológica aos conceitos históricos. O desenvolvimento da atividade se deu em quatro turmas do primeiro do ano do ensino médio, em seis aulas de História. Partimos da compreensão de autores como Alarcão (2003); Libâneo (2003) e Tardif; Lessard (2005) para entender como as relações entre alunos, professores e escola se estabelecem a partir de avanços tecnológicos na comunicação. Na obtenção dos dados da pesquisa, levantamos informações bibliográficas em livros e utilizamos diário de campo. A execução das atividades  proposta não se limitou ao horário das aulas regulares de História e passou por quatro etapas, são elas: oficinas, produção audivisuais e aprsentações/discussões.  O resultado foram aulas que mobilizaram aos alunos se verem como sujeitos ativos na sociedade, capazes de formar e produzir conhecimento. Além disso, houve a confecção de 17 vídeos por estudantes que se encaixam em três gêneros audiovisuais, a saber: entrevistas como metodologia para a produção da história oral; imagens/narração e, por fim, encenações.

     

  • Palavras-chave
  • Informação e conhecimento; consciência histórica; saberes locais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
Voltar Download
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
  • Ciências Agrárias e da Terra / Veterinária (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Eng. Florestal, Agrimensura, Agroecologia)
  • Ciências Biológicas II e III, do Ambiente, Biodiversidade
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Direito, Sociologia, Ciencias Sociais)
  • Geografia, ensino, aplicação
  • Gestão e Desenvolvimento Rural (Sociologia Rural, Economia, Administração, Contabilidade)
  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
  • Letras e Linguística, Arte e expressões culturais

Comissão Organizadora

José Crisólogo de Sales Silva

Comissão Científica