Este trabalho possui como objetivo descrever a experiência em ensino de história, na Zona da Mata alagoana. Especificamente como é possível conciliar a construção do conhecimento na contemporaneidade tecnológica aos conceitos históricos. O desenvolvimento da atividade se deu em quatro turmas do primeiro do ano do ensino médio, em seis aulas de História. Partimos da compreensão de autores como Alarcão (2003); Libâneo (2003) e Tardif; Lessard (2005) para entender como as relações entre alunos, professores e escola se estabelecem a partir de avanços tecnológicos na comunicação. Na obtenção dos dados da pesquisa, levantamos informações bibliográficas em livros e utilizamos diário de campo. A execução das atividades proposta não se limitou ao horário das aulas regulares de História e passou por quatro etapas, são elas: oficinas, produção audivisuais e aprsentações/discussões. O resultado foram aulas que mobilizaram aos alunos se verem como sujeitos ativos na sociedade, capazes de formar e produzir conhecimento. Além disso, houve a confecção de 17 vídeos por estudantes que se encaixam em três gêneros audiovisuais, a saber: entrevistas como metodologia para a produção da história oral; imagens/narração e, por fim, encenações.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica