RESUMO
O presente artigo A violência Escolar: desafios no educar, é fruto de um trabalho desenvolvido na Escola Ensino Fundamental e Médio Professor Douglas Apratto Tenório, localizada no município de Campo Grande- AL, com intuito de promover uma política educacional interdisciplinar de prevenção e intervenção sobre a problemática de violência em nossas escolas, alertando crianças, adolescentes, jovens e a comunidade local, educando para a paz. Além disso, o projeto apresenta como objetivos específicos: trabalhar com as questões da afetividade, sexualidade, drogas e violência, de forma interdisciplinar; alertar aos adolescentes e jovens, sobre as causas e consequências do uso das drogas; abordar os diversos tipos de violência dentre elas: violência contra a mulher, violência física, violência social, violência psicológica, violência sexual, violência escolar. A fundamentação teórica teve por base, principalmente, os pressupostos de Costa (1988, 1997), Zaluar (1994), Morim (1998), Castro (2001), que contribuíram para a para a construção do projeto. Assim, lidar com adolescente e jovem é um repensar da prática pedagógica, atentar-se para as mudanças que acontecem, a fim de elucidar e questionar conceitos e significados sobre a realidade existente. Cientes de que o nosso trabalho não se encerra por aqui deixamos a proposta de continuidade, pois precisamos de um olhar cuidadoso a cada ano letivo, no sentido de prevenção e intervenção no menor sinal de violência na escola, assim teremos a certeza de nosso papel enquanto educadores e transformadores de uma sociedade mais justa e igualitária.
PALAVRAS-CHAVES:. Projeto, Prevenção, Intervenção.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica