Violência Escolar: desafios no educar

  • Autor
  • LAUDENICE BARBOSA BISPO
  • Resumo
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    RESUMO

    O presente artigo  A violência Escolar: desafios no educar, é fruto de um trabalho desenvolvido na Escola Ensino Fundamental e Médio Professor Douglas Apratto Tenório, localizada no município de Campo Grande- AL, com intuito de promover uma política educacional interdisciplinar de prevenção e intervenção sobre a problemática de violência em nossas escolas, alertando crianças, adolescentes, jovens e a comunidade local, educando para a paz. Além disso, o projeto apresenta como objetivos específicos: trabalhar com as questões da afetividade, sexualidade, drogas e violência, de forma interdisciplinar; alertar aos adolescentes e jovens, sobre as causas  e consequências do uso das drogas; abordar os diversos tipos de violência dentre elas: violência contra a mulher, violência física,  violência social, violência psicológica, violência sexual, violência escolar.  A fundamentação teórica teve por base, principalmente, os pressupostos de  Costa (1988, 1997), Zaluar (1994), Morim (1998), Castro (2001), que contribuíram para a para a construção do projeto. Assim,  lidar com adolescente e jovem é um repensar da prática pedagógica,  atentar-se para as mudanças que acontecem, a fim de elucidar e questionar conceitos e significados sobre a realidade existente. Cientes de que o nosso trabalho não se encerra por aqui deixamos a proposta de continuidade, pois precisamos de um olhar cuidadoso a cada ano letivo, no sentido de prevenção  e intervenção no menor sinal de violência na escola, assim teremos a certeza de nosso papel enquanto educadores e transformadores de uma sociedade mais justa e igualitária.

     

    PALAVRAS-CHAVES:. Projeto, Prevenção, Intervenção.

     

  • Palavras-chave
  • Projeto, Prevenção, Intervenção
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
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  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
  • Ciências Agrárias e da Terra / Veterinária (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Eng. Florestal, Agrimensura, Agroecologia)
  • Ciências Biológicas II e III, do Ambiente, Biodiversidade
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  • Letras e Linguística, Arte e expressões culturais

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