RESUMO: O trabalho expõe as visões iniciais acerca da escola, pelo grupo de estudantes que inicialmente ingressaram no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, como bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Tem por objetivo relatar as primeiras impressões do contato com as várias dimensões da escola alvo de pesquisa, bem como dialogar sobre a importância da teoria-prática na formação do universitário e discutindo também sobre a escola como um espaço de transformação. A pesquisa fundamentou-se nas ideias de Marconi e Lakatos (2010), Alves e Garcia (2000) Gandin e Gandin (2002) e Lima (2012). E por meio de observações no âmbito escolar, e escritos em diários de campo que foram imprescindíveis para a construção do diagnóstico. Observou-se que, enquanto estudante universitário prestes a entrar no PIBID, tinha-se uma visão equivocada da atuação do professor, bem como do déficit de desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. As perspectivas geradas sobre a prática docente concretizaram-se de uma forma simples, mesmo com todos os relatos que mostravam o contrário. Os resultados inicias levam a crer que a profissão docente encontra percalços, muitas vezes na própria sala de aula, os quais interferem diretamente na atuação profissional, mas que mesmo diante de tais limitações busca-se alternativas que visem contribuir sempre para o desempenho dos estudantes.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica