A abordagem dos conceitos referentes ao conteúdo tabela periódica são mostrados por livros didáticos, muito utilizados de forma superficial, acarretando o distanciamento do real entendimento dos elementos, leis periódicas, características, causando mais um capítulo de um programa do ensino-aprendizagem fracionado. No ensino de Química, o assunto tabela periódica tem uma enorme importância na compreensão dos diversos conceitos químicos, como por exemplo: ligação química, propriedades e característica periódicas dos elementos. Muitas são as propostas didáticas elaboradas no desenvolvimento do conteúdo sobre a tabela periódica. apesar disso, o que percebe é o avanço da capacidade de memorização dos conceitos momentâneo não havendo uma significação das informações mais fundamentais que a tabela apresenta, como, as propriedades periódicas dos diversos elementos. Aplicou-se um questionário aos alunos do segundo ano do ensino médio na referida escola. Observou-se que os alunos não acham a tabela periódica um assunto de difícil compreensão que associam a uma tabela sobre informações básicas sobre tais elementos. Objetivos desta pesquisa é analisar as concepções prévias dos alunos para compreender os principais problemas envolvidos no processo de ensino e aprendizagem relacionadas à tabela periódica.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica