Tabela Periódica: o que pensam os alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Agreste Alagoano.

  • Autor
  • Ellen Carolyne Abreu e Silva
  • Co-autores
  • Adelmo Fernandes de Araújo
  • Resumo
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    A abordagem dos conceitos referentes ao conteúdo tabela periódica são mostrados por livros didáticos, muito utilizados de forma superficial, acarretando o distanciamento do real entendimento dos elementos, leis periódicas, características, causando mais um capítulo de um programa do ensino-aprendizagem fracionado. No ensino de Química, o assunto tabela periódica tem uma enorme importância na compreensão dos diversos conceitos químicos, como por exemplo: ligação química, propriedades e característica periódicas dos elementos. Muitas são as propostas didáticas elaboradas no desenvolvimento do conteúdo sobre a tabela periódica. apesar disso, o que percebe é o avanço da capacidade de memorização dos conceitos momentâneo não havendo uma significação das informações mais fundamentais que a tabela apresenta, como, as propriedades periódicas dos diversos elementos. Aplicou-se um questionário aos alunos do segundo ano do ensino médio na referida escola. Observou-se que os alunos não acham a tabela periódica um assunto de difícil compreensão que associam a uma tabela sobre informações básicas sobre tais elementos. Objetivos desta pesquisa é analisar as concepções prévias dos alunos para compreender os principais problemas envolvidos no processo de ensino e aprendizagem relacionadas à tabela periódica.

     

  • Palavras-chave
  • Concepção dos Alunos, Ensino-aprendizagem, Significação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
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  • Educação e ensino: Pedagogia e suas práticas, Pibid, Educação do/no campo
  • Ciências Agrárias e da Terra / Veterinária (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Eng. Florestal, Agrimensura, Agroecologia)
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  • Ciências da Saúde
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  • Multidisciplinar: Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia /tecnologia / gestão; Saúde e biológicas; ensino de ciências e matemática; Biotecnologia, Ciências ambientais.
  • Letras e Linguística, Arte e expressões culturais

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