Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre a tabela periódicas dos elementos, estruturada na dinâmica de três momentos pedagógicos, tendo a finalidade a construção de contos literários. Buscamos mostrar como o conto é um recurso relevante por suas características de brevidade, intensidade de sentido e efeito literário de surpresa, elevando a motivação e o interesse do estudante por assuntos da química, ao mesmo tempo que aprimora as habilidades de leitura. A realização desta sequência foi em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio demonstrou que a abordagem dos conteúdos de forma dialogada e participativa estimulou o envolvimento dos alunos com a aprendizagem. Objetivando ressignificar o assunto da tabela periódica utilizando a produção de conto literário. Concluímos, que é importante refletir sobre alternativas de ensino que dinamize o conteúdo, afim de transformá-lo em atrativo para que os alunos adquiram o conhecimento científico de forma eficaz e consiga aplica-los.
Comissão Organizadora
José Crisólogo de Sales Silva
Comissão Científica