A L,L-Difenilalanina (FF) é conhecida pelo seu fenômeno de automontagem, levando ao crescimento espontâneo de nanoestruturas organizadas, como nanoesferas, nanobastões e micro/nanotubos estáveis (FFMNTs), sendo estes de grande interesse dada a ampla aplicação em diversas áreas, como biossensores, levando-se em consideração a sua biocompatibilidade. Em relação às suas possíveis aplicações em dispositivos micro-ópticos, são importantes as propriedades ópticas apresentadas pelos FFMNTs, como a fluorescência e a capacidade de guia de ondas, as quais têm sido estudadas, uma vez que essas propriedades ópticas e eletrônicas os tornam adequados para lasers de alto desempenho. Além disso, pesquisas sugerem o crescimento de FFMNTs na presença de um campo elétrico para se obter micro/nanotubos alinhados unidirecionalmente. O objetivo é obter uma configuração versátil que possibilite o uso em dispositivos laser e o desenvolvimento de sensores ópticos biocompatíveis.
Neste estudo, foi realizado o preparo e a caracterização de micro/nanotubos de L,L-Difenilalanina em microcanais de polidimetilsiloxano (PDMS) com e sem a presença de um campo elétrico. Para tal, inicialmente, o molde de PDMS foi preparado a partir da mistura do silicone com o catalisador e a cura do polímero em uma matriz contendo um microcanal. O molde de polímero foi então curado e demoldado, de tal forma que os diâmetros obtidos para os microcanais dos moldes foram menores do que 0,7 mm. Por fim, os moldes poliméricos foram higienizados através de banho ultrassônico.
Para o crescimento dos FFMNTs dentro dos microcanais poliméricos, uma solução de FF em ácido acético e água ultrapura foi preparada, de tal forma que a concentração final da solução foi de aproximadamente 2,5 g/L. Por fim, os microcanais dos moldes de PDMS com variados diâmetros foram preenchidos com a solução obtida e as amostras foram submetidas à secagem a temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. De forma adicional, foram preparadas amostras com a presença de um campo elétrico axial e uniforme ao microcanal durante a total secagem da solução com a aplicação de duas placas metálicas paralelas nos terminais do microcanal, gerando uma tensão de aproximadamente 1 kV.
Por fim, foi possível obter o crescimento dos micro/nanotubos de L,L-Difenilalanina dentro dos microcanais de PDMS para diferentes parâmetros morfológicos dos microcanais com e sem a presença de campo elétrico. A partir das amostras obtidas de 0,5 mm, 0,6 mm e 0,7 mm de diâmetro do microcanal, com e sem a presença de campo elétrico, foi possível realizar caracterizações morfológicas, espectroscópicas e ópticas, de tal forma que foi possível observar a presença das nanoestruturas estáveis nos microcanais através de análises por espectroscopia Raman, com variações morfológicas para a presença ou não de campo elétrico observados por microscopia óptica, além de alterações nas intensidades das bandas em análises de absorbância da luz UV-VIS.
Bem-vindo(a) aos Anais do VII NanoMat, evento organizado pela Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o intuito de reunir e debater trabalhos desenvolvidos por alunos e pós-doutorandos em Materiais e áreas afins.
Comissão Organizadora
Pedro Alves da Silva Autreto
Andre Luiz Martins de Freitas
Aryane Tofanello
Comissão Científica