Desenvolvimento e caracterização de compósito de hidrogel à base de amido reforçado com carvão ativado da casca da banana

  • Autor
  • Lana Siqueira Maia
  • Co-autores
  • Paulo Henrique Fernandes Pereira , Talles Barcelos Costa , Derval dos Santos Rosa , Daniella Regina Mulinari
  • Resumo
  • Nos últimos anos, pode-se notar uma forte tendência da comunidade científica em explorar a aplicação de materiais porosos sustentáveis em áreas de remediação ambiental, sistemas de liberação de medicamentos, materiais de suporte para engenharia de células e tecidos, muitos outros. Dentre os materiais porosos conhecidos, os hidrogéis à base polissacarídeos têm-se destacado por serem uma rede polimérica tridimensionalestruturada de alta permeabilidade, estabilidade mecânica e ecológica, e elevada área superficial. No design e desenvolvimento desses materiais, a incorporação de cargas na estrutura de hidrogéis tem sido investigada, uma vez que o reforço pode promover um melhor desempenho na aplicação pretendida e reduzir os custos operacionais. O uso de carvão ativado a partir de resíduos agroindustriais mostrou-se promissor devido vantagens como material de alta porosidade e por ser produzido a partir de recursos naturais facilmente disponíveis. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um hidrogel à base de polímero natural reforçado com carvão ativado proveniente de cascas de banana (BPAC). A síntese do hidrogel puro e hidrogel reforçado com 5% BPAC consistiu na dissolução do polímero natural (amido) em água, e em seguida na adição do BPAC. Por fim, a adição de agente reticulante foi feita. Uma vez sintetizados, os materiais foram caracterizados quanto às suas propriedades morfológicas, químicas e térmicas. O estudo de absorção de água também foi realizado para avaliar o grau de entumescimento do material formado. Os resultados evidenciaram a excelente dispersão do BPAC na estrutura do hidrogel, o que proporcionou o desenvolvimento do compósito com uma estrutura rugosa e porosa. Com base nos espectros da análise de infravermelho, pode-se observar que a incorporação da BPAC na matriz polimérica promoveu a redução na intensidade de algumas bandas em comparação com o hidrogel puro. Esse comportamento deve-se à diminuição dos grupos hidroxila livres no amido e as novas interações de reticulação com os grupos funcionais na superfície do BPAC. A respeito do estudo de absorção de água, foi possível observar que a inserção do BPAC favoreceu a absorção de água, na qual é resultado da formação de uma rede porosa interconectada. Por último, a análise térmica comprovou que houve uma boa dispersão do BPAC na estrutura do hidrogel, promovendo nenhuma mudança drástica na estabilidade térmica dos materiais. Portanto, pode-se concluir que os hidrogéis desenvolvidos apresentaram interessantes propriedades estruturais e morfológicas, apresentando elevado potencial de aplicação como material sustentável para remoção de contaminantes de rios e lagos.

  • Palavras-chave
  • Compósito de hidrogel, Amido, Carvão ativado, Casca de banana, Reticulação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Materiais Funcionais Avançados
Voltar

Bem-vindo(a) aos Anais do VII NanoMat, evento organizado pela Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o intuito de reunir e debater trabalhos desenvolvidos por alunos e pós-doutorandos em Materiais e áreas afins.

  • Nanociência e Nanotecnologia
  • Materiais Funcionais Avançados

Comissão Organizadora

Pedro Alves da Silva Autreto
Andre Luiz Martins de Freitas
Aryane Tofanello

Comissão Científica