Esta comunicação visa apresentar as atividades do projeto "Museus e escolas: a relação entre espaços formais e não-formais de educação" nos anos de 2021-2022. O projeto parte do pressuposto de que os museus, pelas múltiplas possibilidades que oferecem, e, também, por sua capacidade de estimular debates e experiências diferenciadas, possuem elevado potencial educativo, científico e cultural, podendo contribuir ainda para a dinamização dos processos de ensino-aprendizagem, a valorização do patrimônio cultural e o exercício pleno da cidadania, questões estas primordiais na formação acadêmica e intelectual do aluno de ensino médio. Nosso estudo teve início com uma revisão bibliográfica sobre a importância dos museus na prática educativa tomando como base os materiais da série Museus e Escolas produzidos para o programa Salto para o Futuro da TV Brasil. Foram realizadas também leituras de textos que nos permitiram compreender os museus como “lugares de memória”, lugares de pesquisa e produção de conhecimento. Na segunda fase, como desdobramento da pesquisa, realizada no contexto da pandemia do Covid-19, impossibilitados de fazer visitas presenciais, migramos nossas atividades para explorar a presença dos museus nos ambientes virtuais. A partir da pesquisa e da experiência de visitação online planejamos a criação de uma galeria no Instagram para compartilhar os conteúdos e impressões sobre o trabalho com os colegas e os professores do IFRJ. A iniciativa teve como objetivo, além de estimular a visitação e apresentar os conteúdos das instituições pesquisadas, discutir o papel dos museus na produção e divulgação do conhecimento científico promovendo a integração dos conteúdos nas atividades educativas do campus, e explorar o uso das novas mídias para divulgação do trabalho acadêmico.
Comissão Organizadora
COEX
Débora Elena Speranza do Nascimento
Juliana Benicio
José Marcelo Velloso de Oliveira
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Ascom CNit
Comissão Científica