Museus e escolas: a relação entre espaços formais e não-formais de educação – edição 2021-2022

  • Autor
  • Andréa Falcão
  • Co-autores
  • Mariana Reis Mendonça , Letícia Magalhães
  • Resumo
  • Esta comunicação visa apresentar as atividades do projeto "Museus e escolas: a relação entre espaços formais e não-formais de educação" nos anos de 2021-2022. O projeto parte do pressuposto de que os museus, pelas múltiplas possibilidades que oferecem, e, também, por sua capacidade de estimular debates e experiências diferenciadas, possuem elevado potencial educativo, científico e cultural, podendo contribuir ainda para a dinamização dos processos de ensino-aprendizagem, a valorização do patrimônio cultural e o exercício pleno da cidadania, questões estas primordiais na formação acadêmica e intelectual do aluno de ensino médio. Nosso estudo teve início com uma revisão bibliográfica sobre a importância dos museus na prática educativa tomando como base os materiais da série Museus e Escolas produzidos para o programa Salto para o Futuro da TV Brasil. Foram realizadas também leituras de textos que nos permitiram compreender os museus como “lugares de memória”, lugares de pesquisa e produção de conhecimento. Na segunda fase, como desdobramento da pesquisa, realizada no contexto da pandemia do Covid-19, impossibilitados de fazer visitas presenciais, migramos nossas atividades para explorar a presença dos museus nos ambientes virtuais. A partir da pesquisa e da experiência de visitação online planejamos a criação de uma galeria no Instagram para compartilhar os conteúdos e impressões sobre o trabalho com os colegas e os professores do IFRJ. A iniciativa teve como objetivo, além de estimular a visitação e apresentar os conteúdos das instituições pesquisadas, discutir o papel dos museus na produção e divulgação do conhecimento científico promovendo a integração dos conteúdos nas atividades educativas do campus, e explorar o uso das novas mídias para divulgação do trabalho acadêmico.

  • Palavras-chave
  • museus; memória; patrimônio cultural; educação não-formal.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades Livres

Comissão Organizadora

COEX
Débora Elena Speranza do Nascimento
Juliana Benicio
José Marcelo Velloso de Oliveira
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Ascom CNit

Comissão Científica