O debate entorno da permanência e do êxito dos/das estudantes envolve uma multiplicidade de determinações e necessidades sociais, psicológicas, culturais, pessoais e econômicas, assim como fatores internos à própria instituição. Assim, a Política de Assistência Estudantil precisa ser orientada a partir da perspectiva de responsabilidades partilhadas e/ou compartilhadas, abrangendo tanto articulações com demais políticas sociais setoriais, quanto articulação intrainstitucional para a sua efetividade. Alinhada a esta perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que o desenvolvimento de competências na educação básica está para além da dimensão cognitiva, este precisa estar direcionado para a promoção de uma educação integral e desenvolvimento pleno dos/as estudantes. Conforme literatura científica, as práticas meditativas e de atenção plena (Mindfulness) têm efeitos benéficos no processo de aprendizagem, e têm sido utilizadas como estratégia para a atenção, autoconsciência, autorregulação, concentração, melhora na autoestima e nas relações interpessoais e redução de estresse no contexto de algumas escolas brasileiras. O projeto tem como proposta mapear ações de atenção à saúde, saúde mental e qualidade de vida do/a estudante, principalmente, as ações voltadas para a prática meditativa e de atenção plena no âmbito dos Institutos Federais; estimular o debate sobre a temática junto aos discentes, servidores/as e comunidade externa do IFRJ por meio de eventos e material informativo/reflexivo; contribuir para a articulação de saberes e experiências no âmbito institucional; produzir artigo científico. O projeto encontra-se na fase de levantamento de produção científica a partir de descritores definidos com o bolsista, a fim de conhecer pesquisas e publicações realizadas sobre meditação, atenção plena e mindfulness no contexto educacional nos últimos 5 anos. Foi realizada reunião com o projeto de extensão Espaço Zen para estabelecer cronograma de planejamento.
Comissão Organizadora
COEX
Débora Elena Speranza do Nascimento
Juliana Benicio
José Marcelo Velloso de Oliveira
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Ascom CNit
Comissão Científica