PRÁTICAS MEDITATIVAS, ATENÇÃO PLENA E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE, SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DOS/AS ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS.

  • Autor
  • Daniel Gomes Moreira
  • Co-autores
  • Maria Luísa da Silva Caetano , Laissa Andrade Pereira , João Pedro Ferreira Garcia , Isis Pontes Villa de Carvalho , Ana Carla de Souza Gomes dos Santos , Lívia Di Renna Vianna Brum
  • Resumo
  • O debate entorno da permanência e do êxito dos/das estudantes envolve uma multiplicidade de determinações e necessidades sociais, psicológicas, culturais, pessoais e econômicas, assim como fatores internos à própria instituição. Assim, a Política de Assistência Estudantil precisa ser orientada a partir da perspectiva de responsabilidades partilhadas e/ou compartilhadas, abrangendo tanto articulações com demais políticas sociais setoriais, quanto articulação intrainstitucional para a sua efetividade. Alinhada a esta perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que o desenvolvimento de competências na educação básica está para além da dimensão cognitiva, este precisa estar direcionado para a promoção de uma educação integral e desenvolvimento pleno dos/as estudantes. Conforme literatura científica, as práticas meditativas e de atenção plena (Mindfulness) têm efeitos benéficos no processo de aprendizagem, e têm sido utilizadas como estratégia para a atenção, autoconsciência, autorregulação, concentração, melhora na autoestima e nas relações interpessoais e redução de estresse no contexto de algumas escolas brasileiras. O projeto tem como proposta mapear ações de atenção à saúde, saúde mental e qualidade de vida do/a estudante, principalmente, as ações voltadas para a prática meditativa e de atenção plena no âmbito dos Institutos Federais;  estimular o debate sobre a temática junto aos discentes, servidores/as e comunidade externa do IFRJ por meio de eventos e material informativo/reflexivo; contribuir para a articulação de saberes e experiências no âmbito institucional; produzir artigo científico. O projeto encontra-se na fase de levantamento de produção científica a partir de descritores definidos com o bolsista, a fim de conhecer pesquisas e publicações realizadas sobre meditação, atenção plena e mindfulness no contexto educacional nos últimos 5 anos. Foi realizada reunião com o projeto de extensão Espaço Zen para estabelecer cronograma de planejamento.

  • Palavras-chave
  • Práticas meditativas, Atenção plena, Mindfulness, Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa
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