O ensino da Física no ensino médio retrata uma mistura de mitos e tabus estimulada pela insuficiência no ensino de Matemática no Brasil. Aditivamente a isso, se temos um docente com paralisia cerebral e com comprometimento médio na dicção. O objetivo deste trabalho é relatar as vivências, a partir de uma carta de apresentação, que assume uma função mediadora, como possibilidade trazida pela atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) junto à Orientação Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Niterói. A pesquisa-ação foi o caminho metodológico escolhido para extrair uma análise qualitativa do instrumento de mediação usado, a carta, utilizando a entrevista como interação direta entre pesquisador e entrevistados, para ambos assumirem um papel de cooperação. Assim, a relação construída na execução de uma aula criativa e vivencial, cria a possibilidade de autonomia e aprendizado, através da aprendizagem coletiva e colaborativa, que pode acontecer em um espaço como a sala de aula. A pesquisa contextualizou preferencialmente os estudos da Epistemologia Genética de Jean Piaget (1988), interdisciplinarmente, com as vertentes teóricas de Vygotsky (2000), nas quais o grande viés circundante é o estudo do conhecimento das interações do sujeito com seu meio, em sua evolução. Por meio das narrativas das entrevistas verificou-se que a ideia de uma carta como um instrumento pedagógico, de registro e de interação, transformou-se completamente e isso é algo muito positivo. A mediação pedagógica trazida pela carta propiciou aos alunos uma aprendizagem significativa como consequência natural da atividade, que terá unificação dos aspectos volitivos, afetivos e funções mentais superiores, com o pensamento na esfera da motivação, de acordo com a teoria de Vygotsky (2000). Contudo, para Piaget (1988), a carta representa a interação dos alunos com o professor, despontam novas construções no conhecimento e na aprendizagem desses indivíduos. Assim, podemos concluir que a carta teve significante importância para a internalização e o desenvolvimento do entendimento de que certos comportamentos deveriam ser tomados para o bom proveito da aula, facilitando a inclusão do professor em uma instituição caracterizada pela excelência.
Comissão Organizadora
COEX
Débora Elena Speranza do Nascimento
Juliana Benicio
José Marcelo Velloso de Oliveira
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Ascom CNit
Comissão Científica