CARTA DE APRESENTAÇÃO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSOR COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO DE FÍSICA NO IFRJ

  • Autor
  • Thiago Corrêa Lacerda
  • Co-autores
  • Kátia Arruda Dias , Neyse de Carvalho Ribeiro
  • Resumo
  • O ensino da Física no ensino médio retrata uma mistura de mitos e tabus estimulada pela insuficiência no ensino de Matemática no Brasil. Aditivamente a isso, se temos um docente com paralisia cerebral e com comprometimento médio na dicção. O objetivo deste trabalho é relatar as vivências, a partir de uma carta de apresentação, que assume uma função mediadora, como possibilidade trazida pela atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) junto à Orientação Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Niterói. A pesquisa-ação foi o caminho metodológico escolhido para extrair uma análise qualitativa do instrumento de mediação usado, a carta, utilizando a entrevista como interação direta entre pesquisador e entrevistados, para ambos assumirem um papel de cooperação. Assim, a relação construída na execução de uma aula criativa e vivencial, cria a possibilidade de autonomia e aprendizado, através da aprendizagem coletiva e colaborativa, que pode acontecer em um espaço como a sala de aula. A pesquisa contextualizou preferencialmente os estudos da Epistemologia Genética de Jean Piaget (1988), interdisciplinarmente, com as vertentes teóricas de Vygotsky (2000), nas quais o grande viés circundante é o estudo do conhecimento das interações do sujeito com seu meio, em sua evolução. Por meio das narrativas das entrevistas verificou-se que a ideia de uma carta como um instrumento pedagógico, de registro e de interação, transformou-se completamente e isso é algo muito positivo. A mediação pedagógica trazida pela carta propiciou aos alunos uma aprendizagem significativa como consequência natural da atividade, que terá unificação dos aspectos volitivos, afetivos e funções mentais superiores, com o pensamento na esfera da motivação, de acordo com a teoria de Vygotsky (2000). Contudo, para Piaget (1988), a carta representa a interação dos alunos com o professor, despontam novas construções no conhecimento e na aprendizagem desses indivíduos. Assim, podemos concluir que a carta teve significante importância para a internalização e o desenvolvimento do entendimento de que certos comportamentos deveriam ser tomados para o bom proveito da aula, facilitando a inclusão do professor em uma instituição caracterizada pela excelência.

  • Palavras-chave
  • NAPNE; professor de física; paralisia cerebral; educação inclusiva; mediação pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa
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