“MÃE, EU TENHO MEDO DE NÃO PASSAR!”: MEMÓRIAS DE DOCENTES DO IFRJ SOBRE A ÉPOCA EM QUE PRESTARAM O VESTIBULAR

  • Autor
  • André Souza Brito
  • Co-autores
  • Tainá Petrúcio Fonseca , Maria Luiza Pessurno , Maria Clara Vinhaes Barbosa , Anita Agostinho Nascimento
  • Resumo
  •  

    Este trabalho é um recorte de resultados parciais do projeto "Trajetórias de docentes do IFRJ — campus Niterói: História e Memória", o qual surgiu da constatação da recorrente curiosidade de estudantes em relação às histórias de vida do corpo docente. Além de visar conhecer melhor tais histórias, o projeto também almeja garantir um espaço de escuta, autoconhecimento e reflexão, criando um ambiente acolhedor em que os entrevistados possam rememorar sem julgamentos suas histórias. Do ponto de vista metodológico, primeiramente, construiu-se um questionário semiestruturado. Em seguida, foram realizadas entrevistas remotas, com vistas a coletar os dados primários, os quais são considerados fontes documentais na perspectiva da História Oral. Ao final de cada encontro online, foi elaborado um breve texto, contendo insights obtidos no decorrer da entrevista e informações consideradas mais relevantes. Após essas etapas, analisou-se os dados obtidos, revisando o conteúdo de dezenas de entrevistas, buscando nas falas dos docentes a resposta para a seguinte pergunta: "Como descobriu e decidiu qual o curso queria fazer na faculdade?". Uma vez encontrada a resposta, ela era transferida para outro documento online, alimentado de forma colaborativa pela equipe de pesquisa do projeto. Desse modo, elaborou-se uma tabela com as respostas de cada docente entrevistado no intuito de chegar a um panorama amplo a respeito das trajetórias de vida no tocante àquele tema específico. Uma das conclusões parciais obtidas é a de que muitos entrevistados não conseguem dimensionar a força que cada memória compartilhada possui aos olhos e ouvidos de seus estudantes. Ao ouvirmos narrativas sobre tais experiências, pudemos aprender um pouco mais sobre aqueles que nos ensinam e, também, a desenvolver uma reflexão particular sobre como se dão as escolhas ao final da trajetória escolar. Constatamos que, na maioria dos casos, nossos professores, quando jovens, não tinham certeza sobre qual o curso universitário deveriam escolher. Concluímos, assim, que a história de vida de uma pessoa, diferente do que pensávamos, não é uma trajetória reta e contínua, mas, sim, um caminho sinuoso, cheio de obstáculos, dúvidas, incertezas etc.

     

  • Palavras-chave
  • trajetórias docentes; escolhas acadêmicas; história oral de vida.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades Livres

Comissão Organizadora

COEX
Débora Elena Speranza do Nascimento
Juliana Benicio
José Marcelo Velloso de Oliveira
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Ascom CNit

Comissão Científica