LETRAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE O RACISMO

  • Autor
  • Heloise Vasconcellos Gomes Thompson
  • Co-autores
  • Emanuelle Auxiliadora da Rocha
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados obtidos por meio da aplicação de atividades com viés crítico em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado na disciplina de Língua Portuguesa em um campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Tais atividades foram elaboradas no âmbito do projeto de pesquisa e visavam colaborar para o desenvolvimento de habilidades de letramento crítico (TILIO, 2017) dos alunos envolvidos, a fim de promover uma formação efetivamente integral e emancipadora (cf. GADOTTI, 2012) dos educandos. Nesse sentido, as ações realizadas em sala de aula não se restringiram à apresentação e análise do código linguístico, mas propiciaram o debate e a reflexão acerca do racismo na sociedade, tema que permeia a vivência dos estudantes e é de extrema relevância para a compreensão e transformação da realidade vigente. Após a realização das atividades, também foi aplicado um questionário anônimo com perguntas que abordavam especialmente as impressões dos alunos acerca da importância de se ter atividades de Língua Portuguesa com um viés crítico e os impactos da atividade realizada na concepção dos educandos sobre o racismo. Os resultados obtidos apontaram, de maneira geral, que a maioria dos alunos tem interesse e se engaja em atividades que vão além da análise de conteúdos teóricos, auxiliando, também, em sua formação como cidadãos. No que tange à temática do racismo, esses mesmos alunos mostraram possuir pouco conhecimento acerca de questões relacionadas à história e à cultura afro-brasileira, o que evidencia uma grave consequência do racismo estrutural em sua formação cidadã, reforçando a necessidade de se promoverem mais ações como a proposta nesta pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • letramento crítico; formação integral; educação emacipadora.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades Livres

Comissão Organizadora

COEX
Débora Elena Speranza do Nascimento
Juliana Benicio
José Marcelo Velloso de Oliveira
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Ascom CNit

Comissão Científica