O TDA E O TDAH COMO DIFERENCIA - LOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAL O MELHOR MÉTODO DE APRENDIZAGEM EM CADA CASO.

  • Autor
  • Jenniffer Santiago Santano
  • Co-autores
  • Rosivânia dos Santos Cunha
  • Resumo
  • O TDA E O TDAH COMO DIFERENCIA - LOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAL O MELHOR MÉTODO DE APRENDIZAGEM EM CADA CASO.

     

                                                                                                                Jenniffer Santiago Santano[1]

       Rosivânia dos Santos Cunha[2]

                                                                                                         Yara Pereira Borges[3]

     

    Resumo: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou TDA, trata-se de um transtorno caracterizado pela clássica tríade de sintomas que inclui: falta de concentração, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia. De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico de causas genéticas, que agrava na infância e acompanha o individuo por toda sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e imperatividade e pode ser chamado também por DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Enquanto o Transtorno de Déficit de Atenção é (TDA) apresenta um diagnóstico preciso quando as crianças mostram comportamentos excessivamente dispersos, principalmente no desempenho escolar. O TDA deriva de um mau funcionamento neurobiológico (da bioquímica do cérebro). O dado mais informativo é que há uma alteração metabólica principalmente nas regiões pré-frontal e pré-motora do cérebro. Como a região frontal é a principal reguladora do comportamento humano, falhas na bioquímica desta região levariam às alterações encontradas no TDA (impulsos e inquietação). Devemos destacar ainda que há forte histórico familiar neste transtorno (carga genética), uma vez que é comum que várias pessoas da mesma família sejam acometidas pelo problema (pais, avós, tios, irmãos). A Metodologia será baseada em pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo fundamentada em autores tais como ALFANO,A;COUTINHO,G; VIANNA,R.(2008); BROWN,T.E.(2007), também pesquisa de campo com intuito de observar alunos no âmbito escolar e ver com os demais professores sobre como estas crianças estão sendo acompanhadas, verá um levantamento dos casos diagnosticados e também sobre como essas crianças vem sendo medicadas em casa, pela família será observada a criança e a questão da sua atenção no conteúdo ministrado. Em geral é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Está presente entre 3% e 7% da população infantil em fase escolar, foi observado que entre as meninas predominam os sintomas de desatenção, enquanto nos meninos os sintomas de hiperatividade e impulsividade

     

    Palavras-Chave: Distúrbio, Transtorno e Atenção.

     

     

     

     

     

     

     

     


    [1] Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, E-mail: jenniffer-r@hotmail.com.

    [2] Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, E-mail: rosivaniadossantoscunha@gmail.com.

    [3] Docente da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, E-mail: yaraborges.adv@gmail.com.

     

     

  • Palavras-chave
  • : Distúrbio, Transtorno e Atenção
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

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Hermes Gonçalves da Silva
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Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

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CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

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RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

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Arlene Alves Antunes Pereira
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Cristina Araújo Oliveira
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Maria das Graças Bueno da Silva
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Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

Endereço postal

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Rua 35 nº 436 - Setor Sul
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Contato Principal

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Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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