O TDA E O TDAH COMO DIFERENCIA - LOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAL O MELHOR MÉTODO DE APRENDIZAGEM EM CADA CASO.
Jenniffer Santiago Santano[1]
Rosivânia dos Santos Cunha[2]
Yara Pereira Borges[3]
Resumo: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou TDA, trata-se de um transtorno caracterizado pela clássica tríade de sintomas que inclui: falta de concentração, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia. De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico de causas genéticas, que agrava na infância e acompanha o individuo por toda sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e imperatividade e pode ser chamado também por DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Enquanto o Transtorno de Déficit de Atenção é (TDA) apresenta um diagnóstico preciso quando as crianças mostram comportamentos excessivamente dispersos, principalmente no desempenho escolar. O TDA deriva de um mau funcionamento neurobiológico (da bioquímica do cérebro). O dado mais informativo é que há uma alteração metabólica principalmente nas regiões pré-frontal e pré-motora do cérebro. Como a região frontal é a principal reguladora do comportamento humano, falhas na bioquímica desta região levariam às alterações encontradas no TDA (impulsos e inquietação). Devemos destacar ainda que há forte histórico familiar neste transtorno (carga genética), uma vez que é comum que várias pessoas da mesma família sejam acometidas pelo problema (pais, avós, tios, irmãos). A Metodologia será baseada em pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo fundamentada em autores tais como ALFANO,A;COUTINHO,G; VIANNA,R.(2008); BROWN,T.E.(2007), também pesquisa de campo com intuito de observar alunos no âmbito escolar e ver com os demais professores sobre como estas crianças estão sendo acompanhadas, verá um levantamento dos casos diagnosticados e também sobre como essas crianças vem sendo medicadas em casa, pela família será observada a criança e a questão da sua atenção no conteúdo ministrado. Em geral é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Está presente entre 3% e 7% da população infantil em fase escolar, foi observado que entre as meninas predominam os sintomas de desatenção, enquanto nos meninos os sintomas de hiperatividade e impulsividade
Palavras-Chave: Distúrbio, Transtorno e Atenção.
[1] Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, E-mail: jenniffer-r@hotmail.com.
[2] Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, E-mail: rosivaniadossantoscunha@gmail.com.
[3] Docente da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, E-mail: yaraborges.adv@gmail.com.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
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Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
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Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
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Telefone: +55 62 3353 4277
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Modalidade de publicação: On-line
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Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
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