Cultura visual no contexto escolar

  • Autor
  • Brenda Alves da Silva
  • Co-autores
  • Débora Dias Gomes , Nilma Cristina M. Toledo
  • Resumo
  • Este estudo busca respostas para o seguinte questionamento: o que ensinar através da Cultura Visual? A escolha do tema deu-se pelo fato de acreditar ser essencial que os docentes saibam do que se trata o termo “Cultura Visual” e qual sua influência no ambiente escolar. Vive-se rodeado por imagens, trazendo consigo mensagens implícitas, seja com intenção de alienar para o consumismo, seja para ditar o padrão ideal de se estar em sociedade. Sabe-se que na escola as imagens estão presentes nos livros didáticos, nos materiais escolares dos educandos, nas propagandas fixadas nas paredes da escola e nas peças do vestuário das pessoas que transitam o ambiente escolar. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscar-se-á compreender como este processo de ensino está caminhando e mostrar sua importância social em um contexto que mapeia esse labirinto e auxilia os professores a perceberem diferentes nuanças. Portanto, essa pesquisa é relevante, pois levará o aluno a ver as coisas com uma visão múltipla e encoraja-lo a desenvolver seu senso crítico. Diante disso, Hal Foster (1988) dividiu “visual” em dois planos. Primeiro a “visão” tratando da percepção como operação física, trata de seus mecanismos e dados; e segundo a “visualidade” falando da percepção como fato social, suas técnicas históricas e determinações discursivas. E segundo Mitchell Maffesoli (2002), discutir cultura visual inclui, necessariamente, portanto, além de imagens, tudo aquilo que vemos, olhamos, mostramos e exibimos, assim como o que escondemos, dissimulamos e nos recusamos a ver. Analisado isso pode-se considerar Cultura Visual um recurso pedagógico eficiente para o professor, pois ela desperta o interesse da criança para a aprendizagem por ser algo que representa a cultura através da visualidade e da visão, fazendo com que as crianças valorizem tudo o que existe em suas diversas dimensões. A proposta metodológica desta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, onde se inicia questionando os conceitos de visão e visualidade, mostrando a importância de ensinar a Cultura Visual apontando algumas formas de ensinar por meio da mesma. Por fim, conclui-se que a expressão “Cultura Visual” precisa ser compreendida em seu mais profundo e real sentido pelo professor e levada à sala de aula para discussões com os alunos que vivem sob influência imagética. É necessário educar o olhar, pois num mundo informatizado, onde os alunos têm acesso a milhares de imagens que circulam diariamente a internet é imprescindível que saibam filtrar e fazerem a  própria leitura crítica do que veem. 

  • Palavras-chave
  • Visão. Visualidade. Cultura. Arte.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Pesquisas na educação básica
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Comissão organizadora 

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Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

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CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

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Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

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Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
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Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

Endereço postal

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Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
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Contato Principal

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Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

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